Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Quinta-feira, 14 de Janeiro de 2010
Pílula vs hemorragia durante a toma

Boa tarde,
Eu comecei a tomar a pilula minigeste há 17 dias, tomei o primeiro comprimido no primeiro dia da menstruação. Ainda continuo com hemorragias. Acham que é normal ser assim tanto tempo? É a primeira que vez que tomo pilula. Nunca tive esquecimentos,tomei sempre correctamente.
Agradecia que me dissesem algo
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se essas hemorragias forem abundantes deve consultar o/a médico/a que lhe prescreveu a pílula contraceptiva a fim de avaliar a situação e se necessário fazer uma alteração de marca e dosagem hormonal da pílula. No entanto, se forem apenas perdas de sangue é uma situação natural de acontecer nas primeiras embalagens da pílula, uma vez que é o organismo a adaptar-se ao novo ciclo hormonal.
Independentemente de estar com essa hemorragia, desde que a toma seja regular e correcta, a sua eficácia contraceptiva esta assegurada.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.  
Cumprimentos
A Equipa
 


publicado por APF às 21:34
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Anónimo a 1 de Fevereiro de 2010 às 22:53
Boa noite,
A minha irmã encontra-se com o mesmo problema. Tem pequenas hemorragias continuas a meio da toma da pílula (Diane-35), isto acontece pela segunda vez consecutiva, nos últimos 2 meses (a pílula foi tomada correctamente). Embora ela já a tome à cerca de 3 anos. Começa-mos a ficar preocupadas...
Gostaria-mos de saber como proceder!!

Obrigada pela atenção!!


De APF a 2 de Fevereiro de 2010 às 15:17
Bom dia
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante a situação que descreve, a sua irmã deverá realizar uma consulta com o/a médico/a que lhe prescreveu a pílula contraceptiva, a fim da situação ser avaliada pormenorizadamente e averiguar o motivo pelo qual está a acontecer essas hemorragias. Somente após uma avaliação médica é que é possível dizer o motivo de tal situação.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De ana soares a 7 de Agosto de 2013 às 16:53
õla boa tarde..eu deixei de tomar a pilula vai fazer este mes dia 18 3 meses que deixei, mas desde ai tenho vindo a ter sangramentos todas as semanas o que me deixa desconfortavel.. alguem me pode ajudar?? quero tanto engravidar que nao tenho conseguido desde entao :(


De Maria Anjos a 9 de Abril de 2010 às 23:48
Boa noite,
tenho 21 anos, é a primeira vez que tomo pílula e a primeira caixa (Yaz, da Bayer), iniciei no 1ºdia da menstruação, tomei certinho todos os dias, estou no 27º dia de toma e desde que terminei o período que me dura uma semana, até hoje, continuo com hemorragias diferentes da menstruação (é como se tivesse sempre naqueles 2últimos dias do período, mas um pouco diferente ainda). Já marquei ginecologista (para esta 3ªfeira dia 13), é a minha primeira consulta. Até lá devo parar a toma? Ou posso continuar? E já agora tenho outra questão: a clonixina corta o efeito da pílula? Obrigado pela atenção. Maria.


De APF a 13 de Abril de 2010 às 11:02
Cara Maria
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Quando se inicia a toma da pílula contraceptiva é natural nos primeiros meses a mulher ter algumas perdas de sangue durante a toma, designa-se como spotting. Esta é uma reacção do organismo a uma adaptação da dosagem hormonal. No entanto, se a hemorragia for abundante, tiver cheiro, ardor e sentir dores deverá consultar com alguma brevidade o/a seu/sua médico/a.
O medicamento que refere não interfere com a eficácia contraceptiva da pílula, podendo ficar tranquila relativamente a esta questão. Deve continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta, não sendo necessário utilizar protecção adicional.
Relativamente à sua pílula, esta é de toma contínua sendo os últimos 4 comprimidos placebos (sem dosagem hormonal), daí que durante esses dias possa surgir a hemorragia de privação.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De Maria Anjos a 20 de Maio de 2010 às 23:30
Muito Obrigado mesmo. Fiquei totalmente esclarecida e agora sinto-me mais segura. Apesar de eu só ter vindo ver a resposta agora, mas foi porque fui à ginecologista e ela também me esclareceu, e fiquei descansada.

Mas agora tenho outra dúvida, e nem tao cedo volto a ginecologista que é caro e ela disse me que no meu caso específico basta me voltar lá daqui a 2 anos.

A duvida é: Estou na 3ª caixa (3ºmês) da pílula Yaz, e na quarta feira (dia do 4º comprimido desta caixa) tomei, como sempre, às 22h, o respectivo. Mas, às 5h28m da manhã seguinte vomitei uma vez (comi muito e acho que tive uma paragem de digestão; não voltei a vomitar e fiquei bem). Não posso ter relações durante este mês por causa disso?Se sim, quando posso voltar a ter?É depois de tomar o resto desta caixa e mais a seguinte toda?

Muito obrigado pela ajuda.
Espero que continuem sempre com este blog.
Com os melhores cumprimentos, Maria Anjos.


De Ana Maria a 20 de Junho de 2010 às 12:19
Bom dia. Durante 3 anos tomei a pílula Harmonet, mas estive sem tomar qualquer pílula durante cerca de 6 meses, e há 3 meses comecei a tomar a pílula Yasmin (depois de consulta no ginecologista). Só que já há três meses consecutivos, ou seja, desde o primeiro mês, que exactamente a meio da caixa começo a ter pequenas hemorragias. No entanto, o período depois aparece no dia considerado correcto. Sei que estas hmorragias podem ser normais nos primeiros meses de adaptaçao do nosso organismo à pílula, mas será que 3 meses não será demais? Gostaria de saber se devo continuar a tomar esta ou se devo mudar para a Harmonet, pílula que tomei durante muito tempo e nunca me deu problemas. Outra questão que tenho é a seguinte : mesmo com estas pequenas hemorragias, será que a pílula está a ter o seu efeito contraceptivo? É que como tenho tido estas hemorragias, tenho medo q possa engravidar, por qualquer coisa não estar regularizada.

Agradrço resposta, pois este assunto, começa a preocupar-me.

Obrigada.


De Ines a 5 de Agosto de 2010 às 12:37
Boa tarde, gostava que me esclarecer uma duvida. tomo a pilula a 7 meses, yasmin, e como em todos esses meses começo a tomar a pilula a uma 3feira, ja com a menstruação terminada nesse dia. este mes, acabou nessa 3feira, mas na 5feira de manha apareceu-me a menstruação ou uma hemorregia, nao sei bem. nao tenho falhas em tomar a pilula e gostava que me ajudassem a perceber o que poderá ser.

obrigada, e gostava que me ajudassem


De Anónimo a 19 de Setembro de 2010 às 12:12
Bom dia. Fui à ginecologista e a Dra. recomendou-me tomar a pilula minigeste (é a primeira vez que tomo a pilula).Iniciei a toma no primeiro dia de menstruação e já vou no 15º dia de toma. Acontece que , normalmente, tenho uma menstruação de 5/6 dias e quando esta terminou fiquei com uma espécie de menstruação mas acastanhada, até houve nessecidade de colocar um tampão. Esta situação durou à volta de uma semana (não posso confirmar). Esta noite esqueci-me de tomar um comprimido à hora certa (23h) mas a meio da noite(05.00h) acordei e fui tomar. De manha, quando acordei, tinha uma "manchinha nas cuecas" igual ao que me acontecera após a menstruação. Fiquei bastante preocupada e gostaria que me esclarecessem. Obrigada


De Damiane Borges a 2 de Novembro de 2010 às 00:20
Eu este mês ainda nao tive menstruada, apenas 3 pequenas hemorragias.. Estou a tomar pilula para quem amamenta ainda.O que será que esta a passar ? Agradeço uma resposta


De Ana Rita a 21 de Fevereiro de 2011 às 21:58
Boa noite, estou com algumas dúvidas em relação à toma da pilula assim como em relação a uma possivel gravidez.
Tomo a diane há cerca de 3 anos e no mês passado, após me ter esquecido de tomar a pilula apareceu-me uma hemorragia durante cerca de 2 dias. Gostaria de saber se isso é normal ou se pode indicar q existe algum problema como uma gravidez.

Obrigada


De S.A. a 17 de Abril de 2011 às 22:02
Boa noite! encontro-me numa situação semelhante: aos 13 anos tive um desequilibrio hormonal e comecei então a tomar uns comprimidos semelhantes à pílula, mas sem efeito contraceptivo. Aos 16 anos transitei para a pílula (Diane 35) que tomo até hoje (actualmente tenho 22 anos), sem nunca ter tido problemas.Acontece que este mês, plea primeira vez, tive uma hemorrgia intermenstrual (hoje é o 2ª dia), mas continuei a pomar a pílula normalmente. não sei se deva ir já ao médico ou verificar se a situação se repete no próximo mês...Obrigada!


De Joana Santos a 5 de Junho de 2011 às 14:26
Boa tarde.

Tomo a pilula Vatette á 6 anos e nunca tive queixas. À cerca de 6/8 meses, tenho pequenas hemorragias durante a toma da pilula. Dia 14 de Abril devido a este problema fui as urgencias onde me foi feita uma ecografia vaginal, ao que me disseram que estava tudo normal.
Apesar destas hemorragias o periodo tem vindo sempre normamente.
Desde esse dia nao voltei a ter hemorragias te dis 2 de junho (quinta feira) que foi uma hemorragia mais intensa, estando a uma semana e dois dias já a tomar a pilula.
NUnca me esquço de tomar pilula nem tive episodios de diarreia nem vomitos.
Gostaria de saber a que se pode dever estas hemorragias e se a eficácia da pilula é ou nao alterada.

Obrigada

Marlene Costa


De jubutter a 14 de Junho de 2011 às 17:19
Boas!!
E o seguinte, tomo a pilula a 4 anos, este mês veio o periodo normal e passado 2 semanas tive uma hemorragia durante 3 dias, semelhante aos ultimos dias do periodo, entretanto na passada 6ª feira vomitei varias vezes, e tenho andado enjoada, tenho os mamilos sensiveis, colicas como se tivesse para vir o periodo, e tenho dormido mais que o normal, noto a minha barriga maior, e nao é um simples pneu, tipo está inchada desde o estomago até baixo...posso estar gravida???o periodo deve vir para a proxima semana uma vez que acabo a carteira da pilula esta semana mas estou nervosa e ansiosa para saber...responda o mais rápido possivel pf!


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds