Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Gravidez vs menstruação

31.01.10, APF

Obrigada pela rápida resposta. Gostava tb de saber se é possivel engravidar logo 3 dias após o fim da menstruação. N é necessário estarmos no periodo fértil para se engravidar? E já agora, é possivel passado uma semana da relação de risco se ter sintomas de gravidez, por exemplo enjoos? Obrigada
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto.
O primeiro sinal de gravidez, normalmente, é a ausência da menstruação. É importante fazer um teste de gravidez para a confirmar, isto porque a ausência de menstruação não significa sempre que a mulher esteja grávida. Relativamente à possibilidade de poder engravidar no fim do período da menstruação, é possível, pois existem determinados factores que podem influenciar o ciclo menstrual da mulher (sem que se aperceba), como por exemplo, estados de doença, ansiedade, stresse, toma de medicação, etc.
Existem algumas manifestações que a mulher pode apresentar quando está grávida, como por exemplo, tensão mamária; náuseas; vómitos; sonolência, entre outras. Mas, estas manifestações são difíceis de prever, uma vez que variam de mulher para mulher, consoante cada organismo. Se existem algumas mulheres quando engravidam apresentam estas e/ou outras manifestações, outras mulheres estão grávidas e não apresentam de imediato qualquer manifestação que as faça suspeitar do seu estado.
Mas se, por exemplo, toma a pílula contraceptiva, não existe período fértil, e caso a toma seja incorrecta poderá engravidar em qualquer altura.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa