Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Troca na toma dos comprimidos da pílula contraceptiva

23.03.10, APF

Boa noite, Eu tomo a pílula Yaz e hoje (segunda-feira), após ter tomado o comprimido, é que verifiquei que troquei os comprimidos, e no domingo tomei o comprimido errado. Eu tomei no domingo um comprimido branco (placebo) e na segunda feira é que tomei o comprimido rosa, ou seja para todos os efeitos foi como no domingo não tive-se tomado a pílula e só a toma-se na segunda. Eu só tomei o comprimido do 24 dia no dia 25. Eu tenho tido relações sexuais com o meu namorado sem o uso de preservativo, inclusive neste mês durante o período fértil. Eu gostaria de saber o que fazer ou qualquer coisa pois estou em pânico.... Corro o risco de engravidar? O que devo fazer? Sem mais e com os melhores cumprimentos, M.

Cara M.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Em virtude de não referir em que semana de toma ocorreu essa troca de comprimidos, não nos é possível verificar se a eficácia da pílula foi colocada em causa ou não. Assim, poderá contactar-nos de novo referindo em que semana tal aconteceu ou então ler atentamente o folheto informativo da sua pílula. Uma das formas de garantir a eficácia da pílula é fazer uma colagem de embalagens, anulando os placebos e iniciando logo uma nova embalagem. A pílula contraceptiva é um método bastante eficaz desde que tomada de forma regular e correcta, o seu modo de acção é inibir a ovulação. Assim, com a toma da pílula não existe período fértil.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa

14 comentários

Comentar post