Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Terça-feira, 23 de Março de 2010
Gravidez

Boa tarde, Estou a tentar engravidar e este mês a menstruação ainda não apareceu. Esperei 2 semanas e fiz um teste de gravidez na urina que deu positivo. Liguei para a minha médica a marcar uma consulta para confirmar se estava tudo bem com a gravidez, mas disseram que só a partir das 8 semanas é que dá para ver bem o desenvolvimento. Tenho consulta no dia 7 de Abril e nessa altura devo estar com 8/9 semanas (o 1º dia da ultima menstruação foi a 26/01/201). Como é a 1º gravidez tenho algumas dúvidas que gostaria de esclarecer em relação aos hábitos diários, por exemplo deve-se deixar de tomar café? Que outros alimentos devem ser excluídos? Também tenho 2 cães em casa, posso continuar a tratar deles e a tocar-lhes?

Cara S.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

Uma vez que se encontra grávida, é importante que realize uma consulta pré-concepcional. Nesta consulta é realizado o historial clínico e de vida do casal, tentando perceber o seu estado geral de saúde, a existência de doenças específicas na família, gravidezes anteriores, para além da realização de algumas análises clínicas e exames. Durante a consulta, o/a técnico/a de saúde aconselha e prescreve também alguns medicamentos que a mulher deve tomar, como é o caso do ácido fólico. Também é referido à mulher os alimentos a evitar e a ter cuidados especiais, tais como os legumes, frutas, álcool, café, entre outros. Assim, deve aconselhar-se com o/a seu/sua médico/a sobre os alimentos a evitar e/ou a ter em atenção assim como o contacto com os animais, a fim de evitar a transmissão de determinadas infecções. Também poderá consultar o Portal da Saúde onde poderá encontrar alguma informação acerca desta temática.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

 A Equipa


Temas:

publicado por APF às 16:11
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Celulas Estaminais a 31 de Março de 2010 às 15:50
Aproveito para agradecer o óptimo serviço disponibilizado pela vossa equipa. Muito obrigado.


De APF a 14 de Abril de 2010 às 16:03
Boa tarde,
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto e a sua preferência.
Sempre que necessite não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos


De Maria a 7 de Junho de 2010 às 11:13
Olá Bom dia, gostaria de esclarecer uma coisa.
É o seguinte, eu e o meu companheiro estamos a tentar ter um filho (deixei de tomar a pílula há 2meses e estou a tomar ácido fólico), tentamos no mês de maio, a menstruação veio no dia 10-05, a ovulação foi dia 23-05, tivemos quase todos os dias relações, principalmente no período fértil, nessa altura comecei a sentir durante uma semana muito cansaço e os peitos doridos e sensíveis até a data, ontem dia 06-06 estava previsto a menstruação, durante o dia todo estava com dores menstruais e sentia-me inchada, mas não me apareceu a menstruação, por isso tenho quase a certeza que estou grávida, irei fazer o teste de gravidez de farmácia amanhã dia 08-06 e caso der positivo vou marcar quanto antes uma consulta no meu ginecologista. A questão é que tenho dúvidas em ter relações sexuais nesta altura e durante a gravidez, porque para já ainda é tudo recente e sinto aquela pressão no ventre, como se tivesse qualquer coisa perto da vagina e as dores da suposta menstruação já estão a passar, já são bem mais ligeiras ou quase nada e tenho medo de ter relações e sofrer um aborto ou que prejudique nalguma coisa. Somos saudáveis e é primeira vez que estou grávida e por isso tenho estas dúvidas, vou falar sobre isto ao ginecologista, mas até lá quero que me ajude nestas dúvidas, se posse ter ou não relações, qual é a intensidade, frequência, desde quando e até quando, deve ejacular dentro ou fora, etc...
Agradecia muito que me ajudasse.
Fico a aguardar uma resposta.
Muito obrigada.


De Marília a 8 de Outubro de 2010 às 16:57
Boa tarde! Preciso da vossa ajuda urgente, para esclarecer uma questão!
Há cerca de um mês e três semanas, tive uma relação sexual. Além de tomar a pílula, usamos preservativo. Acontece que antes dessa relação antecipei o intervalo de descanso da pílula para 4 dias pois durante a carteira anterior esqueci-me algumas vezes de tomar, então para não correr o risco de engravidar, decidi antecipar, para perfazer sete dias de toma consecutiva até ao dia em que já previa que iria ter relações sexuais, e assim aconteceu. Deste modo, até ao dia de hoje o período veio, contudo, na semana passada esqueci de tomar tres dias seguidas e devido ao esquecimento tive um pequeno corrimento, entretanto terminei a embalagem e hoje 5dias após) ainda não me veio o perído , poderei estar grávida?

Agradeço resposta urgente


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds