Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Terça-feira, 23 de Março de 2010
Menstruação vs hemorragia de privação

Boa tarde. Quando não se usa contraceptivos a ovulação ocorre ao 14º dia, mais ou menos e não à hemorragia com a descida do óvulo, então porquê que quando à falha na pílula e ocorre a ovulação á hemorragia?e essa hemorragia também ocorre se houver falha na toma da pílula na primeira semana da embalagem, ou seja, mesmo tendo ocorrido uma hemorragia(hemorragia de privação) á pouco tempo?

Cara D.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.

Quando uma mulher não utiliza um método contraceptivo hormonal, para calcular os seus ciclos menstruais deverá contar desde o 1º dia da menstruação de um mês até ao dia anterior da menstruação do mês seguinte. Estas contagens de ciclos menstruais devem ser realizadas entre 6 meses a 1 anos, este método contraceptivo natural designa-se como método do calendário. Uma vez feita esta contagem, a mulher fica com o registo de vários ciclos menstruais e para calcular o período fértil tem de subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias). Quando estes resultados estão calculados, o intervalo entre ambos (do menor para o maior) indica o espaço de tempo mais fértil do ciclo menstrual. É neste espaço de tempo que ocorre a ovulação, existindo uma maior probabilidade de acontecer uma gravidez, caso existam relações sexuais sem a utilização de um método contraceptivo. Por exemplo: Imaginemos que o ciclo mais curto da mulher é de 25 dias e o ciclo mais longo é de 31 dias. Então: 25-18 = 7 31-11= 20 Assim, o período fértil desta mulher vai encontra-se entre o 7º dia e o 20º dia do ciclo (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação). Mas quando uma mulher toma ou utiliza um método contraceptivo hormonal, o ciclo é diferente – ciclo hormonal artificial. Uma das formas de acção da pílula contraceptiva é inibir a ovulação, logo não existe período fértil. Conforme já lhe foi referido diversas vezes, existem algumas situações que colocam em causa a eficácia da pílula: esquecimentos que ultrapassem as 12 horas, situações de vómito e/ou diarreia que ocorram nas 4 horas após a ingestão do comprimido e a toma de medicação que possa interferir com a eficácia contraceptiva da pílula e vice-versa. Nestas situações, o organismo pode reagir à falha ou redução da eficácia da pílula (dosagem hormonal) e desencadear uma ovulação. Mais uma vez, tal como já lhe foi explicado a menstruação é uma perda de sangue cíclica que resulta da descamação do endométrio (parede que reveste o útero) com uma duração que pode variar entre 2 a 7 dias, enquanto a hemorragia de privação se deve à ausência de hormonas que são administradas diariamente ao organismo. Sugerimos que leia atentamente o folheto informativo da sua pílula e na próxima consulta de ginecologia caso fique com dúvidas, coloque-as ao/à profissional de saúde.

Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa



publicado por APF às 22:14
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De dinna eurico a 29 de Dezembro de 2012 às 07:14
Ola. Sou a dinna. Parei d tomar pilula em junho depois d 3 anos tomando. Xtou tmtando engravidar desde la e ate aki nada. Fiz cnsulta com gemecologista e ala m passou o duphaston. Meu peiodo veio dia4 de dezembro e foi dia 7(tnho ciclo irregulares). Tomei o remedio do 15°dia ate ontem 24° dia por 10dias. Hoje ao acordar vjo-me com sangue. Porke.?? Sera menstruacao ou hemorragia d privacao¿??por fvor helppp urgent..bjooo a tdoss


De Beatriz a 28 de Agosto de 2013 às 19:14
Olá! Eu estou muito preocupada! eu fiz sexo com o meu namorado,e no começo agente fez sem camisinha,mais foi bem rapido,e depois a gente usou camisinha e ele gozou,e depois ele lavou o pênis e fizemos de novo sem camisinha...depois passou uns 3 dias mais ou menos e a minha menstruação veio,fiquei 1 semana,e agora eu to com medo de poder estar gravida,pois minha barriga tá meio enxada,e to com impressão que os meios seios também...posso estar realmente gravida?


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds