Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Sábado, 27 de Março de 2010
Atraso na toma do comprimido da pílula contraceptiva

Boa tarde, tomo a pilula diane35 normalmente as 23:15h ontem esqueci-me de tomar e só tomei hoje de manha as 10:00, gostava de saber se prejudiquei a eficácia contraceptiva por estar tão próxima das 12h de limite. Obrigada pela ajuda.

Cara V.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. Perante o que descreve a toma do comprimido ocorreu antes do limite das 12 horas, logo a eficácia da pílula contraceptiva está assegurada, não sendo necessário a utilização de protecção adicional. Pode ficar tranquila, pois como refere e muito bem, existe uma margem de 12 horas, tendo em consideração a última toma do comprimido, para o tomar.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa



publicado por APF às 12:50
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De anonimo a 29 de Março de 2010 às 17:28
No passado dia 16 tive o período... ou assim eu pensava. Mas foi tão pouco que pensei que estaria grávida. Devia começar a tomar a pílula 21 e foi o que fiz mas como não tinha a certeza do que se passava comigo parei. O último dia que tomei foi dia 23. Pelas minhas contas dia 26 era um dia fértil. Tive relações nesse dia sem qualquer protecção e no sábado tive outro corrimento no que se prolongou pelo domingo e hoje já não é nada. Será que tenho o período duas vezes ou poderei estar grávida?


De APF a 30 de Março de 2010 às 15:33
Bom dia
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez.
Existem vários factores que podem influenciar a hemorragia de privação, tais como: esquecimentos e/ou atraso na toma da pílula, estados de ansiedade e/ou stresse, situações de doença e toma de medicamentos, alterações dos hábitos alimentares e/ou dietas. Independentemente, da quantidade de hemorragia, tonalidade e número de dias; caso a toma esteja a ser regular e correcta não se deve interromper a mesma, salvo indicação médica. Ao interromper a toma é natural que lhe possa surgir uma hemorragia.
Perante a interrupção da toma da pílula deixou de estar protegida em relação a uma eventual gravidez, uma vez que não é possível calcular quando irá ter a sua ovulação assim como o respectivo período fértil.
Nesta situação, poderá ponderar a toma da contracepção oral de emergência, e realizar um teste de gravidez passado 3 semanas da relação sexual de risco. Também poderá aconselhar-se com o/a seu/sua médico/a assistente e/ou ginecologista.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De Anónimo a 1 de Novembro de 2010 às 01:53
Boa noite....tomo diane35 normalmente as 10 da noite....na noite passada esqueci e tive relações. Tomei a pilula atrasada as 6 da manha... há alguma possibilidade de estar gravida?

Obrigada


De Maria a 11 de Fevereiro de 2014 às 17:22
Boa tarde,

Relativamente ao caso acima relatado eu tive um acontecimento parecido. No final da segunda semana da toma da pílula, nomeadamente no domingo, era suposto tomar a pílula às 22h mas esqueci-me e só tomei às 10h da manhã (segunda feira). No final da 3ª semana da toma da pílula tive relações (sexta feira). Será que o atraso colocou em causa o efeito da pílula?

Obrigada pela ajuda


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds