Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Terça-feira, 30 de Março de 2010
Pílula contraceptiva e sua eficácia

Olá a todos, ante demais queria agradeçer o simples facto de sempre me darem resposta! Bem a minha pergunta é esta? O liquido que o penis liberta engravida?! eu tou a tomar a pilula mas numa falha das nossas ao qual nem me perdoo, houve um impulso e o meu namorado acabou por "meter e tirar" uma unica vez sem protecção, mesmo assim corro o risco de engravidar?! Obrigada aguardo ansiosa pela resposta!

Cara C.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto e a sua preferência. A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez quer durante a toma da pílula, quer durante a respectiva pausa. O sémen e o líquido pré-ejaculatório (líquidos libertados pelo pénis) já contém espermatozóides, assim caso ocorram relações sexuais sem a utilização de um método contraceptivo existe a possibilidade da mulher engravidar. Se toma a pílula correctamente, encontra-se protegida em relação a uma gravidez e esse contacto que tiveram não é considerado de risco. Se ainda não se sente confortável em utilizar unicamente a pílula contraceptiva, opte por fazer dupla protecção utilizando em simultâneo o preservativo. No entanto, a pílula por si só é um excelente método contraceptivo que a protege de uma gravidez. Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa



publicado por APF às 18:08
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Carla a 31 de Março de 2010 às 12:31
Boa tarde. Sou a Carla, tenho 23 anos e tomo a pílula Valete. Enquanto lia um artigo na Internet surgiu-me uma dúvida. Passo a transcrever a frase:

“Hoje em dia, devido a menor quantidade de hormonas concentradas no medicamento, a eficácia da pílula pode ser diminuída se ingerida em horários irregulares”

Estes horários irregulares referem-se ao passar das 12h ou essa irregularidade é dentro das 12h de margem? Esta frase é verdade?
Tenho ainda uma outra questão. Pretendia tomar a pílula sem fazer a paragem dos 7 dias. Poderei fazer isso com a minha pílula Valete (de 21 comprimidos) ou existem outras mais apropriadas? Poderei vir a ter algum problema mais tarde se não menstruar durante vários meses?

Muito obrigada
Carla Barros


De APF a 14 de Abril de 2010 às 16:01
Cara Carla,
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula apenas perde a sua eficácia contraceptiva quando a sua toma ultrapassa as 12h após a hora habitual. Aconselhamos que esta toma seja realizada à mesma hora e ,de preferência , associada a um acontecimento do quotidiano, como por exemplo, ao acordar, depois do jantar ou antes de ir dormir, simplesmente, porque esta rotina permite adquirir um maior controlo sobre a toma da pílula e, consequentemente, sobre eventuais esquecimentos.
De facto, existem algumas pílulas de toma contínua. Contudo, a pílula que refere foi estudada e concebida de forma a implicar um período de pausa. Todavia, poderá fazer colagens de embalagens sempre que achar necessário.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds