Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Quinta-feira, 1 de Abril de 2010
Esquecimento na toma da Pílula Contraceptiva

Muito Boa Noite,
 escrevo a colocar a seguinte questão, tomo a pilula yasminelle há cerca de 3 meses, e ainda tenho certas dúvidas em relação á toma dos comprimidos, o que se passou foi o seguinte, iniciei na semana passada, a 1ª semana de toma da nova caixa, e o horario da toma ronda sempre as 12h, mas essa semana tomei sempre um pouco mais tarde cerca das 14h, na terça-feira tive relações, e na quarta-feira por esquecimento tomei o comprimido (o 5º) já mesmo no limite das 12h (contando que a hora da toma fosse as 14h), ou ate passava um pouco. Haverá grande risco?? Fico sempre algo preocupada, se bem que foi exepccao, nao costumo esquecer
 Agradeço desde já a atenção e sempre grande disponibilidade

Cara C.,

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência.
Perante a informação que nos descreve no seu e-mail, o facto de alterar a hora da toma da sua pílula contraceptiva, não causa qualquer problema, desde que esse período não ultrapasse as 12h00. Caso a toma da pílula seja feita posteriormente às 12h00, tem que ter esse facto em atenção pois é considerada uma falha e a eficácia da pílula pode ficar comprometida.
Numa situação de esquecimento da toma de uma drageia é importante verificar em que semana ocorreu esse esquecimento e seguir as indicações do folheto informativo. Em caso de dúvida, pode sempre recorrer à ajuda de um técnico de saúde ou telefonar para a Sexualidade em Linha (808 222 003), a fim da situação ser analisada.
Para melhor esclarecer esta questão, segue as indicações para as situações de esquecimento das pílulas monofásicas (onde está incluída a Yasminelle):
Se o atraso for inferior a 12 horas, toma o comprimido assim que der conta do esquecimento e continua a tomar a pílula normalmente, tomando o comprimido seguinte à hora habitual.
 Se o atraso for superior a 12 horas, esse esquecimento pode comprometer a eficácia da pílula:
 - Se o esquecimento acontecer na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido), a eficácia da pílula fica comprometida. Deve ter em atenção se existiram relações sexuais, nos três dias anteriores, pois pode ser necessário recorrer à Contracepção de Emergência. Continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos);
 - Se o esquecimento for na segunda semana (do 8º ao 14º comprimido) deve tomar o comprimido esquecido, prosseguir a toma da embalagem, e não é necessário fazer qualquer protecção adicional;
 - Se o esquecimento da embalagem acontecer na última semana (do 15º ao 21º comprimido) deve ter em atenção se existiram relações sexuais e neste caso tem duas opções para continuar protegida: considerar como sendo o 1º dia de pausa, o dia em que aconteceu o esquecimento da pílula (pára de tomar as drageias que restam) e recomeça uma nova embalagem após os 7 dias de pausa; OU pode optar por não fazer pausa esse mês e iniciar uma nova embalagem assim que terminar a actual (“colagem de embalagens”).

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa



publicado por APF às 17:53
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Michelle a 5 de Abril de 2010 às 00:42
Muito boa noite.
Eu tomo Minigeste à quase 1 ano juntamente com o medicamente Claritine.
Eu de alguns dias para cá, tenho sentido dores de barriga, vontade de vomitar, cólicas, arrotos, mesmo a seguir a tomar os comprimidos.
A minha genecologista disse que os dois não se interferiam e que não fazia mal continuar a tomar.
Gostava de saber se é normal?
E também gostava de saber se tomar 1/ 2 horas antes ou depois da hora do costume da pílula, afecta dalguma forma?
Muito obrigada


De APF a 6 de Abril de 2010 às 11:39
Cara Michelle
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez.
O medicamento Claritine não interfere com a eficácia da sua pílula contraceptiva, assim desde que a toma seja correcta não é necessário utilizar protecção adicional caso tenha relações sexuais. O atraso na toma do comprimido não interfere com a sua eficácia contraceptiva desde que não ultrapasse o limite das 12 horas, tendo em conta a hora habitual de toma.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De marisa a 5 de Abril de 2010 às 13:43
ola, eu tomo a pilula cerazete, tomo porque tive um avc e a medica aconselhou-me esta, so que depois de tomar um mes, apareceu-me a menstruaçao, mas muito fraquinha e era assim castanha..eu nao sei se é normal?que devo fazer?


De APF a 6 de Abril de 2010 às 13:14
Cara Marisa
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações encontra-se protegida em relação a uma eventual gravidez.
Sendo esta pílula contraceptiva de toma contínua existem mulheres que não qualquer tipo de hemorragia, outras podem ter perdas de sangue ao longo da toma (chamado spotting). Assim, o importante é tomar correctamente a sua pílula e no caso de ter dores, hemorragias intensas, cheiro no corrimento e ardor deverá consultar o/a seu/sua médico/a assistente.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De marisa a 5 de Abril de 2010 às 13:45
ah, e nao me esqueci de tomar dia nenhum, tomei mais ou menos perto das 9, sempre ali perto das 9


De APF a 6 de Abril de 2010 às 13:14
Cara Marisa
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Conforme lhe referimos na resposta anterior, a pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações encontra-se protegida em relação a uma eventual gravidez. Não existe motivos para ficar preocupada!
Caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De Isa a 5 de Abril de 2010 às 15:50
Bom dia,

Tomo Siblima a mais de 1 ano, normalmente às 14h, mas esse mês no dia que eu deveria tomar o 7 (sétimo) comprimido da cartela, acabei lembrando de tomá-lo somente às 23h. Nos outros dias continuei tomando o comprido no horário determinado, porém 3 dias após o episódio do esquecimento tive relações com meu namorado, onde ele me penetrou um pouco sem camisinha. Minha dúvida é: Corro grande risco de engravidar? Devo tomar pílula do dia seguinte? Como devo proceder?

Abraços,
Isa


De APF a 6 de Abril de 2010 às 13:13
Cara Isa
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante a situação que descreve a eficácia da pílula não ficou comprometida, uma vez que a toma do comprimido foi dentro do limite das 12 horas, tendo em conta a hora habitual de toma.
Assim, a relação sexual que teve não comporta qualquer tipo de risco desde que tenha tomado a sua pílula contraceptiva de forma regular e correcta.
Deve continuar a tomar a sua pílula como habitualmente, não ficando preocupada com a situação pois a pílula estava a ser eficaz, não sendo também necessário utilizar protecção adicional.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De andreia a 17 de Maio de 2010 às 20:40
boa noite . tenho uma questao a fazer .. tomo a pilula mais ou menos por volta das 11 da noite . só que é o seguinte , por vezes deito-me mais cedo e acabo tambem por tomar a pilula mais cedo ... ha problema ??


De carla a 24 de Setembro de 2010 às 11:34
bom dia. escrevo a colocar a seguinte questao... a cerca de um mes atras tive relações (usando coito interrumpido) e nesse dia à noite tomei a pilula fora do horario normal (ja passava das 12 h) e apartir dai continuei a tomar a pilula normalmente e o periodo continua a vir normalmente nos 7 dias de intervalo da pilula. poderei estar gravida?


De carla a 24 de Setembro de 2010 às 12:13
... se uma mulher estiver gravida e nao saiba, e se continuar a tomar a pilula o periodo vem lhe normalmente?


De Patricia a 1 de Novembro de 2010 às 23:24
Boa noite! A minha situação é a seguinte: eu devia ter recomeçado a tomar yasminelle na 5ºfeira as 21:30 mas esqueci e só tomei ja eram duas da manhã. Na 6ºfeira voltou a acontecer-me a mesma situação. No sábado tomei por volta das 23:30. No domingo ja voltei a hora normal e hoje 2ºfeira também. Mas hoje tive relações sem presrevativo. Pode haver o risco de eu engravidar? Muito obrigada. Patricia


De Liliana Osório a 20 de Abril de 2012 às 14:28
Boa tarde, Comecei a tomar a pilula pela primeira vez, a yasminelle num domingo, que foi quando me apareceu a mestruação. Agora é sexta feira e ainda tenho hemorragia. Será normal???


De AA a 27 de Abril de 2013 às 23:58
Acho que não tem mal, pk a minha mesntruação dura 5-7 dias xD


De Isa a 14 de Maio de 2012 às 00:12
É o seguinte esqueci me de tomar a pilula 3 dias seguidos (o 3ºdia tomei passado 14 15horas , da hora que deveria ter tomado). Veio me a menstruação, o que fazer?? Continuo com a pílula ou faço paragem? Deve usar presevativo também? Obrigada


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds