Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 1ª semana de toma da pílula contraceptiva

06.04.10, APF

Boa tarde, Tomo pilula ha um ano e deveria ter iniciado uma 'carteira de pilulas' na segunda-feira. Contudo apenas na quarta-feira tive acesso a pilula e tomei uma de manha e outra a noite (11:00 hora em que costumo tomar). Sabado tive relacoes com o meu namorado, e questinono-me se estarei protegida contra gravidez ou se o facto de ter comecado a tomar a pilula dois dias depois afectou a capacidade contraceptiva? Deverei tomar a pilula do dia seguinte (dentro das 72horas apos a relacao) ou nao vale a pena? A pilula que tomo e a Yasminelle 0,020mg de etinilestradiol e 3mg drospirenona. Obrigada

Cara S.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez. No entanto, ao retomar a toma da pílula dois dias após o dia de início habitual de toma, comprometeu a sua eficácia contraceptiva. Assim, deverá verificar se teve relações sexuais nos dias anteriores ao início da pílula (sem utilizar o preservativo), tal como se deve proteger durante as 7 tomas consecutivas da pílula, somente a partir do 8º comprimido tomado correctamente é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva. A relação sexual que teve no sábado, caso não tenha utilizado em simultâneo o preservativo, comporta algum risco, uma vez que ainda não tinha tomado 7 comprimidos. Nesta situação, poderá ponderar a toma da contracepção oral de emergência, devendo essa toma ser no limite das 120 horas após a relação sexual de risco. Deve continuar a tomar a sua pílula contraceptiva como habitualmente e realizar um teste de gravidez à urina passado 3 semanas dessa relação, uma vez que a eficácia da contracepção oral de emergência é tanto maior quando tomada próxima da relação sexual.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa

5 comentários

Comentar post