Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Sexta-feira, 9 de Abril de 2010
Métodos Contraceptivos

Bom dia, 
O método contraceptivo que uso actualmente é o implante - Implanon, desde Setembro de 2008. Desde então tenho "sofrido" vários dos efeitos secundários possíveis deste método, em momentos diferentes, tais como menstruar quase dois meses seguidos, engordar ou outros. Mais recentemente, após uma fase em que menstruava de 15 em 15 dias por períodos de 10 ou 15 dias, fiquei sem menstruar desde há 2 meses. Há 3 dias foi-me receitado antibiótico e anti-infamatório ( amoxilicina com ácido clavulânico e nimesulida respectivamente) de 12 em 12 horas, cuja toma iniciei há 36 horas. Entretanto, por esquecimento tive relações sexuais sem protecção alternativa. Gostava de saber quais as reais possibilidades de perda de efeito do Implanon em interacção com estes medicamentos e o que devo fazer: parar a toma dos antibiótico e anti-inflamatório? Usar pílula do dia seguinte? Usar apenas método contaceptivo alternativo daqui em diante, e durante quanto tempo? 
Será que me sabem esclarecer. 
Obrigada,

Cara S.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
O implante é um método contraceptivo de longa duração apenas constituído por protestativos (hormonas semelhante à progesterona). De facto, a utilização do implante pode implicar a ausência de hemorragias ou, por outro lado, hemorragias irregulares e abundantes.  Contudo, nenhuma destas situações implica riscos para a saúde.
Em relação à questão dos medicamentos, tanto a  “amoxicilina” como  a “nimesulida” não interagem com a eficácia contraceptiva do implante, pelo que pode ficar tranquila relativamente a esta questão.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos



publicado por APF às 17:25
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Liliana a 25 de Outubro de 2016 às 13:28
Olá coloquei o implanon à muito pouco tempo. Eu estou com gripe, dores no corpo, constipada entre outras coisas queria saber que medicação posso tomar para a gripe sem que interfira com o implanon. Tenho uma pomada antiflamatoria que posso por mas não sei se interfere com o implanon. Obrigada aguardo uma resposta.


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds