Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Sexta-feira, 9 de Abril de 2010
Métodos Contraceptivos

Boa noite.
Uso Minesse a 7 anos, engravidei com  4 anos de uso, e continuo tomando o mesmo anticocecpcional.
Fiquei sem tomar as pilulas por 3 dias, que foram do 16º ao 18º dia, tomei 2 comprimidos de uma só fez no terceiro dia de atraso (18) e o terceiro e quarto comprimidos no 19º dia, e o restante da cartela sem atrasos, tive relações sexuais nos 17º e 18º dias, minha menstrução desceu no 26º dia, meu ciclo é de 28 dias regulares, após a pausa iniciei uma nova cartela como de costume, porém após a 12 comprimidos ingeridos, comecei a ter fortes cólicas intestinais seguidas de muita pressão abaixo do umbigo. (ultimas menstruações 22/02 e 21/03/10) Posso estar grávida mesmo depois de toda essa situação?
Desde já agradeço.

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo muito eficaz se for tomada correctamente, o que implica tomar todos os dias mais ou menos à mesma hora, tendo em atenção vómitos e / ou diarreias nas 4 horas após a toma e verificando que os medicamentos que toma não fazem interacção com a pílula.
Relativamente à questão que nos coloca, o facto de ter ocorrido três falhas na toma de pílula nos dias referidos pode ter desencadeado uma ovulação e, consequentemente, uma gravidez. Por outro lado, a existência destes sintomas pode ser reflexo de outras situações, tal como, stress, estado de saúde alterado, toma de medicação etc.
Para tirar as suas dúvidas, pode realizar um teste de gravidez à urina que é considerado fiável após três semanas da relação sexual considerada desprotegida.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos


publicado por APF às 17:33
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De filipa a 18 de Dezembro de 2010 às 16:53
Boa tarde!
Estou com uma duvida, eu tomo a pilula Minigeste à quase 2 meses. Faltam 4 comprimidos para esperar os 7 dias. Ao 18º comprimido tive uma relação sexual em que o uso do preservativo nao foi eficaz, visto que este rebentou. E o meu namorado ejaculou dentro da vagina. Tomo a pilula sempre certinha sem nenhum esquecimento.
Existe alguma probabilidade de engravidar?



Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds