Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Quarta-feira, 14 de Abril de 2010
Pílula contraceptiva e hemorragia de privação

Olá. Tomo a pílula Minigeste desde Novembro de 2009 e antes de iniciar a sua toma, a minha menstruação era muito irregular. No mês passado o período veio mais cedo uma semana, e este mês ainda não veio (parei de tomar a pílula dia 9, hoje é dia 11). Tomei a pílula sempre certa, sem atrasos. Porém este mês fiz uma operação aos sisos inclusos e antes desta as minhas fezes anteriores à operação foram moles, devido aos nervos, mas penso que só com a diarreia é que a eficácia da pílula pode ser comprometida. Tive relações dia 22 e fui operada dia 24 (com anestesia geral), poderá ter influência? Após esse dia não voltei a ter relações, até porque com a operação tive que tomar fármacos. Existe possibilidade de gravidez? Não tenho quaisquer outros sintomas como enjoos, vómitos ou alterações nos seios. Tenho apenas dores na zona do útero e rins, que costumo ter sempre que menstruo. Ando extremamente preocupada, passei uma noite sem dormir, sou uma pessoa muito nervosa e decididamente não posso engravidar! Agradeço desde já a compreensão. Obrigada e um resto de bom dia.

Cara L.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto. Embora exista uma regularidade no aparecimento da hemorragia, e da quantidade de fluxo, pode acontecer, nalguns meses, a mulher ter menos hemorragia, ter mais, não ter hemorragia ou esta surgir depois da data prevista. Esta situação prende-se com alguns factores que podem influenciar o seu metabolismo, como por exemplo, atrasos na toma dos comprimidos da pílula, situações de doença, toma de medicação, stresse e ansiedade, alterações de hábitos alimentares, etc. Uma vez que foi submetida a uma intervenção cirurgia este é um factor que pode influenciar o aparecimento da hemorragia, assim como, a toma de medicação que fez posteriormente. O episódio de fezes moles que refere não tem interferência na eficácia da pílula. Para saber se ocorreu uma gravidez pode realizar um teste à urina, 3 semanas após a relação sexual que considera de risco.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa



publicado por APF às 12:14
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De Anónimo a 3 de Dezembro de 2011 às 09:45
tenho anos tenho umas duvidas e queria que me esclarecem.
eu custumo usar a pilula ja a anos e tal.no dia3 de outubro tive a minha ultima relaçao sexual e mesmo asim usamos o preservatiovo e nao dei conta dele romper.
so que no mes de setembro tive a arnjar um dente e derao me anestesia a boca so em dois dias nos dias 20 e 23 dese mes.
so que a partir desa altura a minha hemoragia de privacao quase q nao vem so dou conta que ele queria vir pk quando vou a casa de banho reparo no papel pequenos escorimnts d sangue.
ja fiz um beta hcg no dia 8 de novembro e deu negativa >2 depois no dia29 dese mesmo mes fui a um laboratorio e fiz uma analise a urina e deu negativa e mesmo asim como a minha hemoragia de privacao nao ten vindo estou preocupada pode me ajudar?


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds