Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Quarta-feira, 14 de Abril de 2010
Pílula contraceptiva e hemorragia de privação

Bom dia! Gostaría que me dessem a vossa opinião, por favor. Tenho 31 anos e tive um filho há 4 anos. Tomei a pílula Mercilon até engravidar e depois do nascimento do meu filho estive sem tomar até há 2 anos atrás. Há dois anos então que recomecei a tomar a Mercilon?por conselho da minha médica de familia, que considerou poder continuar com a mesma visto sempre me ter dado bem. Sim sempre me dei bem, mas a realidade é que após a 1ª vez em que fiquei sem menstruação duarnte 3 meses e sempre que o fluxo iniciava a reduzir eu fazia uma paragem de 2 meses na toma. Dessa vez que tive a ausência, fui vista por uma ginecologista e fiz o papanicolau e tudo estava normal. Desta vez a menstruação começou a reduzir muito até que não veio. Fiz o papanicolau e tudo bem. Parei então, por decisão própria a toma no passado dia 5 de Março. A menstruação apareceu no dia 29 de Março até dia 02 de Abril com fluxo normal: inicio escuro, depois vermelho e por fim mais escuro. Hoje dia 14 de Abril está a começar um corrimento ensanguentado, mas tenho a barriga inchada e parece que vou ficar novamente menstruada. Isto tudo é normal? Será melhor realizar outros exames? E quanto à pilula, será o método contraceptivo mais adequado para mim? Ou será q a Mercilon é que não é adequada. Grata desde já pela vossa atenção Cumprimentos

Cara F.

A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.

A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, ou seja, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações, estará protegida relativamente a uma gravidez. Este medicamento deve ser prescrito e acompanhado medicamente, a fim de fazer uma avaliação do historial de vida e clínico da mulher para verificar qual a pílula que melhor se adequa. Algumas vezes, torna-se necessário fazer um ajustamento da dosagem hormonal da pílula e fazer uma alteração de marca. No entanto, com a continuidade da toma da pílula, a hemorragia de privação tende a diminuir e a ser diferente. Também existem algumas situações que podem acontecer durante a toma da pílula e fazer com que haja alterações ao nível da hemorragia, isto devido a vários factores, tais como: esquecimentos e/ou atrasos na toma da pílula, estados de ansiedade e stresse, situações de doença e toma de medicamentos, alterações dos hábitos alimentares e factores orgânicos. Perante a situação que descreve, esta não compromete a eficácia contraceptiva da pílula, não existindo motivos para ficar preocupada. Deve continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta, não sendo necessário a utilização de protecção adicional. No entanto, poderá abordar esta questão com o/a médico/a que a acompanha ao nível ginecológico.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.

Cumprimentos

A Equipa



publicado por APF às 15:24
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De sonia a 16 de Maio de 2012 às 02:05
boa noite tive a minha ultima relaçao sexual no dia 6/5 a noite e tomei a ultima ao dia 8/5 a noite..mas como ia na terceira caixa seguida sem parar desta ultima tomei do 29/4 a 8/5..ou seja da terceira tomei 10..Posso estar gravida por ter deixado de tomar 3 dias apos a relaçao sexual?tomo a clarissa sempre a horas sem falhar,nao tomei nenhum medicamento nem tive diarreia nem vomitei. obrigada


De Miriam a 23 de Agosto de 2012 às 15:08
Ola! Eu comecei a tomar a pilula vai fazer dois meses.. Nunca tive nenhum esquecimento mas ja me atrasei umas 3 horas a tomar a pilula.. Falta ainda 4 pilulas para terminar a bula mas ja me apareceu um corrimento.. É normal? acabo de tomar o bula caso isto seja mesmo corrimento de periodo?


De Rafa a 7 de Julho de 2014 às 22:12
So uma dúvida. Eu tomo a Microvlar ha pouco mais de 1ano. Ocorre que minha cartela anterior acabou no dia 28/06. (Não houveram atrasos superiores a 12 horas, vomitos, diarreias, nada..) Daí iniciou a pausa, começou a descer no dia 02/07 a noite. Tive relação sem camisinha no último dia da pausa, dia 05 a tardezinha. Ainda estava sangrando, e depois da relação deu uma boa parada. Ele não chegou a ejacular dentro. Daí no dia seguinte iniciei minha cartela normalmente, tomo de manhã. Quase 11 horas após a tomada da pilula, tive uma pequena diarréia. Hoje, segunda…tomei normal tambem….
So queria saber se ha algum risco levando em conta os acontecimentos


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds