Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na toma da Pílula Contraceptiva

15.04.10, APF

Boa noite,
gostaria de um pequeno esclarecimento pf.
Tomo a Yasmin ha muitos anos, mas no inicio desta nova caixa esqueci-me de 3 comprimidos, tive relaçoes no dia 1 de Abril, por desleixo nao usámos proteçao, tomei a pilula no dia seguinte (2 de Abril). Hoje dia 14 de Abril ainda na apareceu nenhuma hemorragia, apenas notei um muco muito espesso, nos dias seguintes mas que agora voltou ao normal. Esta ausencia de hemorragia (que dizem ser um dos efeitos secundários) pode significar que estou grávida? A menstruaçao so será suposto aparecer dia 20, sei que poderá ser desregular, mas o que me preocupa de momento é nao ter hemorragia e já terem passado tantos dias.
Muito obrigado pela vossa atençao.
Cmpts

Cara C.,
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência.
A questão que nos coloca não é totalmente clara. No início da toma da pílula contraceptiva esqueceu 3 comprimidos. Se tomou 7 comprimidos depois desse esquecimento e só teve relações sexuais depois, então as relações sexuais foram protegidas. Se as relações sexuais que teve aconteceram na altura dos 3 comprimidos esquecidos ou nos 7 dias seguintes, então pode-se considerar que foram relações sexuais de risco. O facto de ter tomado a contracepção de emergência no dia seguinte diminui as probabilidades de acontecer uma gravidez mas nenhum método é 100% eficaz. Algumas mulheres têm uma hemorragia após a toma da contracepção de emergência, sendo que este é um efeito secundário que não significa nada (que a mulher está ou não grávida) e não é uma obrigatoriedade tê-lo. Ou seja, não se preocupe se não teve essa hemorragia. Deve esperar pela hemorragia da pausa da pílula e mesmo essa hemorragia pode vir alterada devido aos esquecimentos e à toma da contracepção de emergência. Se tiver dúvidas pode fazer um teste de gravidez à urina que é fiável 3 semanas após a relação sexual de risco.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Andreia

    02.10.13

    Olá,
    É o seguinte a minha pilula é harmonet, e tomo todos os dias á noite por volta das 21h e quando não me lembro de tomar a essa hora tomo mais tarde, só que estou com uma duvida, hoje e o meu namorado tivemos relações e preservativo entretanto rompeu sem darmos conta, eu gostava de saber se me devo preocupar'? Pois enganei-me 2 vezes na toma da pilula por exemplo : em vez de tomar a de terça tomei a de quarta, isto 2 vezes... será que posso vir a engravidar? :s
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.