Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Sexta-feira, 25 de Setembro de 2009
Mudança de pílula

Boa noite, acabei de ler o folheto informativo da Diane35, e gostaria de saber se era possível me confirmarem uma situação. Tomo Yasmin e vou mudar para Diane35. É suposto tomar o primeiro comprimido de Diane35 no dia seguinte ao ultimo comprimido de Yasmin. A minha questão é: È necessário um método contraceptivo adicional durante um certo tempo ou já estou imeditamente protegida contra uma gravidez? O folheto informativo faz-me crer que já estou protegida... Agradeço o vosso apoio!
 

Cara J.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e a sua preferência por este Consultório.
Perante o que leu, está correcto a informação de mudança de marca de pílulas, isto é, se iniciar a nova pílula no dia seguinte ao término da embalagem anterior a eficácia contraceptiva é imediata, não sendo necessária protecção adicional.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.  
Cumprimentos 
A Equipa 


publicado por APF às 14:01
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De sofia a 1 de Novembro de 2009 às 20:55
eu tambem mudei de pilula este mês, mas continuei a tomar como se fosse a mesma, ou seja, acabou a caixa anterior e comecei a tomar a nova uma semana depois. o que acontece é que nao me veio o periodo na altura certa. poderei estar gravida?


De APF a 2 de Novembro de 2009 às 13:13
Cara Sofia
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Quando se altera a marca da pílula, ao iniciar após a pausa dos 7 dias, a mulher caso tenha relações sexuais não está protegida no período de pausa assim como nos primeiros 7 comprimidos. Somente a partir dão 8º comprimido da nova embalagem é que a pílula é eficaz.
Não refere se durante esse período de tempo teve relações sexuais e se teve se utilizou o preservativo em simultâneo. Caso tenha tido relações sexuais é aconselhável que faça um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação de risco.
Quando refere que a hemorragia de privação não veio na altura certa, o que quer realmente dizer? Veio mais cedo? Mais tarde? Ou não surgiu?
Embora exista uma regularidade no dia de surgimento da hemorragia de privação, pode acontecer surgir mais cedo, mais tarde, com mais fluxo ou menos. É uma situação perfeitamente natural.
Em caso de dúvidas poderá dirigir-se ao/à médico/a que lhe prescreveu a pílula e colocar as suas questões.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De Mariana a 23 de Junho de 2010 às 23:47
Boa noite, eu também mudei de pílula, estava a tomar a ginera e mudei para miranova, mas comecei a tomar passados 7dias do fim da ginera e acontece que não me veio o período e já comecei a tomar a segunda caixa. Já fiz um teste de gravidez que deu negativo.Poderei estar grávida mesmo tendo o teste dado negativo?
Cmpts


De jaquileine a 19 de Setembro de 2010 às 13:45
Boa Tarde.

Eu mudei de pilula por conselho médico deixei a harmonet para começar a GYNERA, o médico disse-me para eu tomar o novo comprimido no dia que viesse a menstruação. Depois do que ele me disse dirigi-me á enfermeira que me leu o folheto onde dizia que o primeiro comprimido da GYNERA era tomado no dia seguinte ao ultimo comprimido da Harmonet. E foi o que fiz. Já tomei 8 comprimidos da GYNERA. No primeiro dia que a tomei, na semana que me devia vir o período (11-9-2010) a (18-9-2010) o período não apareceu .
As minhas questões são:
O facto de ter trocado de pílula é o motivo por o período não ter aparecido na semana em que devia aparecer?
É necessário um método contraceptivo adicional durante um certo tempo ou já estou imediatamente protegida contra uma gravidez?
Obrigado.


De Matilde a 6 de Julho de 2011 às 16:49
Boa tarde,

Referem que a toma da pílula Diane35, uma semana após a toma do último comprimido da pílula antiga (neste caso, Minigeste) tem como consequência a não prevenção contra a gravidez nos 8 dias seguintes. Fora isso, há mais alguma contra-indicação por não ser tomada logo no dia seguinte ao último comprimido da pílula antiga?

Obrigada.


De Nice a 10 de Dezembro de 2011 às 20:47
A minha dúvida baseia-se na mesma que as anteriores leitoras perguntaram. O meu caso foi o seguinte, mudei da diane 35 para a valette. Mas comecei a tomar a valette, no dia que devia começar a tomar a nova embalagem de diane. Não havendo relações sexuais durante esses 8 dias. Existe algum problema adicional?



Obrigado, agradecia uma resposta da vossa parte.
Continuemo bom trabalho.


De Joana Silva a 20 de Maio de 2012 às 13:29
Boa tarde, a minha duvida e a seguinte. o meu GO aconselhou me a mudar da pilula diane 35 para a estinette e disse para a comecar a tomar no ultimo dia da diane, ou seja, no inicio da semana em que nao se toma e o periodo aparece. O que aconteceu e que o periodo ainda nao apareceu, sera normal?


De Daniela a 16 de Março de 2013 às 15:56
mudei de pilula este mês, mas continuei a tomar como se fosse a mesma, ou seja, acabou a caixa anterior fiz a pausa dos sete dias e comecei a tomar a nova caixa. Comecei a tomar a noca caixa na quinta mas na sexta, sabado e domingo tive relaçoes sexuais porem o meu namorado tirou fora antes de ejacular. é possivel tar gravida. por favor ajudem me


De Patricia a 28 de Maio de 2013 às 14:38
Boa tarde, é o seguinte. Eu tomava a pílula miranova e por decisão da minha médica mudei para a Minesse. O que acontece é que houve um intervalo de 1 mês entre as duas pílulas. Passo a explicar: Acabei de tomar a pílula miranova, parei durante um mês e assim que me veio a menstruação iniciei a caixa da Minesse. A minha questão é, tive relações sexuais com o meu namorado e não usamos protecção (preservativo) e ainda não tinha completado um mês da nova pílula e quando era suposto me vir a menstruação, veio apenas um fluxo muito fraco. Acha que poderei estar grávida? Obrigada


De Ana a 29 de Maio de 2013 às 14:20
Boa tarde.

Tomava a pílula yasminelle. Mudei para a minigeste. Fiz tal como a enfermeira referiu. Quando concluísse a yasminelle iniciava automaticamente a minigeste, sem pausa. A dúvida é: fiz relações sexuais mesmo no dia em que alterei de pílula sem qualquer protecção. Há possibilidade de estar grávida? é que comecei na 6ª feira a minigeste e a menstruação ainda não veio.


De Petina a 28 de Junho de 2013 às 16:55
Boa tarde,
eu tomava Diana 35 genérico mas a enfermeira desta vez deu me a marca original continuo a tomar normal ou tem algum componente diferente por ser genérico ?


De Anónimo a 4 de Julho de 2013 às 10:16
Ola bom dia.
Tomava a pilula yasmim mas a infermeira mudou-me para a minigeste.
Ao acabar a yasmim fiz a pausa de 7 dias dias i depois iniciei a minigeste.
Passados 11 dias tenho andado com um corrimento de sangue castanho. isso é normal?
Já ando assim à quatro dias


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds