Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Envie-nos a sua questão!

As questões são respondidas online. Todos os dados fornecidos, incluíndo nome e contacto são omitidos e não são divulgados. Os nomes usados são fictícios.
Pesquisar neste blog
 
Temas

aborto

adesivo

adesivo contraceptivo

agradecimento

álcool

amamentação

análises/exames

anatomia/fisiologia

anel

anel contraceptivo

candidíase

ciclo menstrual

citologia

citomegalovírus

coito interrompido

colagem de embalagens

consulta de planeamento familiar

consulta ginecológica

consultório planeamento familiar

contracepção oral de emergência

corrimento

diarreia

diu

diu cobre

dor

drogas

efeitos secundários

encaminhamento

espermatozóides

esquecimentos na toma

feliz ano novo

gravidez

gripe a

hemorragia

hemorragia de privação

herpes

hiv/sida

hpv

implante

implante contraceptivo

infecções

infecções sexualmente transmissíveis

informações gerais

injectável

interacção medicamentosa

laqueação de trompas

legislação

medicação

menopausa

menstruação

método do calendário

métodos contraceptivos

métodos definitivos

outros temas

período fértil

pílula

prática sexual

preliminares

preservativo

relação sexual

saúde

seropositivo

sexo anal

sexo oral

situação de diarreia

spotting

teste de gravidez

toxoplasmose

vacina

vasectomia

vómito

todas as tags

Domingo, 25 de Janeiro de 2009
Pílula e período fértil

Bom dia…

Quando é que devo iniciar a toma da pílula diane 35. Esqueci-me de perguntar ao médico e já agora como é que se calcula o período fértil?

 

A pílula contraceptiva é um medicamento e como tal deverá existir sempre um aconselhamento médico, a fim de avaliar o historial clínico da mulher. A pílula deverá ser iniciada no 1º dia da menstruação, embora alguns profissionais de saúde refiram também o seu início num outro dia do ciclo menstrual. Nesta situação, se houver relações sexuais deverá ser utilizado o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir da 8ª toma é que está assegurada a eficácia da pílula.   

A sua pílula (Diane 35) é composta por 21 comprimidos que devem ser tomados consecutivamente, seguidos de 7 dias de pausa. Neste intervalo, ocorrerá a hemorragia de privação que é como se fosse uma “menstruação”. Após o período de pausa, recomeça-se uma nova embalagem ao 8º dia, mesmo que ainda haja alguma hemorragia.

A pílula mantém a sua eficácia contraceptiva durante toda a sua toma assim como no período de pausa, isto se for de forma regular e correctamente.

Quando se toma a pílula não existe um período fértil, pois a pílula inibe a ovulação, ou seja, a libertação mensal do óvulo. A pílula é um medicamento muito eficaz se for tomado correctamente, assim deve agir do seguinte modo: tomar a pílula todos os dias à mesma hora; ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva; e ter cuidado também com situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.



publicado por APF às 11:35
link do post | comentar | adicionar aos favoritos

Comentários:
De ana a 5 de Fevereiro de 2009 às 02:34

Uma outra questão... se o atraso for de 13horas e nao de 12h a eficacia da pilula ( miranova) fica comprometida na mesma? sendo que o atraso foi da 1ª pilula da caixa. pode haver comprometimento por causa dos dias anteriores?


De APF a 6 de Fevereiro de 2009 às 09:38
Bom dia
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
A situação que descreve é considerada um esquecimento da pílula, isto porque a sua toma tem um limite de 12 horas tendo em conta a hora habitual. Nesta situação deverá ler sempre o folheto informativo e seguir as recomendações indicadas, também poderá aconselhar-se com um/a profissional de saúde.
Para melhor esclarecer esta questão, segue as indicações para a situação que descreve:
Como o atraso foi superior a 12h, é considerado um esquecimento e se tal aconteceu na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido), a eficácia da pílula fica comprometida. Deve ter em atenção se existiram relações sexuais, nos três dias anteriores, pois pode ser necessário recorrer à Contracepção de Emergência. Continua a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual e utilize o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos).
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De claudia a 25 de Março de 2009 às 22:46
Boa noite...

Tomo a pílula Minesse ha 3 anos +/-... tive de tomar um antibiótico o Clavomax, sabendo que corta o efeito da pílula, gostaria de saber se o prazo de usar metodos adicionais é de 7 dias apos a toma do antibiótico. A minha duvida é...eu comecei a tomar o antibiótico no dia em que me veio o período (no 2º comprimido branco da Minesse), tomei 7 dias de antibiótico, e entretanto tomei precauções nos 15 dias após da toma do ultimo comprimido do antibiótico. Então gostaria de saber se apos esses 15 dias de protecção adicional ja estaria protegida?

Obrigado


De APF a 27 de Março de 2009 às 09:25
Cara Cláudia
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
O medicamento Clavamox interfere com a eficácia da pílula contraceptiva, assim deve continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta e utilizar protecção adicional (preservativo), caso tenha relações sexuais, durante as 7 tomas consecutivas de comprimidos com a cor amarela pálida. Somente a partir do 8º comprimido é que a eficácia da pílula está garantida, isto de a toma for correcta.
Perante o que descreve, se a toma da pílula está a ser feita de forma regular e correcta não terá que se preocupar com a eficácia da pílula, isto porque já passaram mais de 7 tomas consecutivas (comprimidos activos).
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De anonimo a 30 de Novembro de 2009 às 11:53
gostava de saber algo em relação ao antibiotico Clavamox. estou a tomar a pilula yasmin h'a quase 2 anos. a duvida é tive relaçoes há 3 dias (sabado) sem protecção. Contudo, devido a uma dor de dentes, tenho de iniciar o antibiótico hoje (segunda). se iniciar hoje poderá haver algum problema ou nao pelo facto de ter tido relaçoes sem protecção no sabado?


De APF a 1 de Dezembro de 2009 às 00:04
Boa tarde
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Segundo o Simpósio Terapêutico, o medicamento Clavamox interfere com a eficácia da sua pílula contraceptiva.
Perante o que refere no seu e-mail não nos é possível referir se a relação sexual pode ou não ser considerada de risco uma vez que não refere em que semana da toma da pílula se encontra. Se estiver na 1ª semana de toma, seria prudente só começar amanhã a toma do medicamento.
Não deve interromper a toma da sua pílula e caso tenha relações sexuais, deve utilizar em simultâneo o preservativo durante a toma do medicamento e após o término deste deve continuar a utilizar até perfazer 7 tomas consecutivas da sua pílula. Somente a partir da 8ª toma é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De lisandra a 12 de Fevereiro de 2009 às 19:51
boa noite.eu tomei o antibiotico clavamox a cerca de uma semana,eu tomo a pilula diane-35,a minha questao era seguinte:quantos dias posso ter relaçoes desprotegidas (sem preservativo) depois do ultimo dia do antibiotico?


De APF a 14 de Fevereiro de 2009 às 11:12
Bom dia
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Relativamente à questão colocada, informamos que, segundo o Simposium Terapêutico, o medicamento Clavamox interfere com a eficácia da pílula contraceptiva.
Quando inicia a toma de uma medicação que interfere com a eficácia da pílula, não interrompa a sua toma. Utilize simultaneamente um método de barreira (preservativo) durante toda a toma da medicação e após a paragem desta, deve continuar a utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir da 8ª drageia consecutiva é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva quando tomada correctamente.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De Marina a 7 de Junho de 2009 às 06:34
Olá.

Tomo Diane 35 há uns 4 anos. Comecei a nova cartela 11 dias atrás. Tive um atraso na pílula de ontem de 14hrs e tive relação em seguida. Tomei a pílula seguinte no horário certo. Será que estou grávida?


De APF a 8 de Junho de 2009 às 14:01
Cara Ana
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Numa situação de esquecimento da toma da pílula contraceptiva é importante ler o folheto informativo e seguir as indicações mencionadas, a fim de evitar uma possível gravidez.
Não é perceptível em que semana da toma da pílula teve esse esquecimento, pelo que refere tinha já tomado 11 comprimidos, certo? Se o esquecimento foi na segunda semana (do 8º ao 14º comprimido) deve prosseguir a toma da embalagem, e não é necessário fazer qualquer protecção adiciona.
Relativamente à relação sexual que teve, não é considerada de risco se continuar a toma da pílula de forma regular e correcta.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa


De Andrea a 13 de Outubro de 2010 às 15:44
Olá. Tive uma pequena falha tomei 5 comprimidos e depois tive uma falha de +/- 15 horas tive relações nessa altura só que o meu namorado não ejaculou dentro de mim! Continuei a tomar a embalagem normalmente e a horas certas. Pode ocorrer uma gravidez?

Obrigada


De Simone a 28 de Fevereiro de 2011 às 01:25
Bem, eu tomo diane 35 a tres meses. Hoje tive relações pela primeira vez hoje e estou preocupada, pois eu tomo o regularmente todos os dias sem falhas, porém não é exatamente no mesmo horário.

Corro algum risco?

Obrigada!!


De Filipa a 8 de Agosto de 2012 às 11:04
Bom dia também tenho a mesma dúvida..
e já agora tmb gostaria de ter resposta


De A. a 22 de Fevereiro de 2009 às 12:24
Boa tarde! Parabéns pelo blog e pela eficácia no esclarecimento de dúvidas. Tomo a pílula Yasmin já há algum tempo. A minha dúvida é a seguinte: esqueci-me de iniciar uma nova embalagem no dia 14, tendo só iniciado ontem, dia 21. Que riscos corro? E quando é que a contracepção volta a ser eficaz?
Obrigada.
Cumprimentos,
A.


De APF a 23 de Fevereiro de 2009 às 17:57
Cara A.
A equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Pela situação que descreve, iniciou uma nova embalagem de pílula, sete dias mais tarde do que o dia previsto. Deve ter em atenção se existiram relações sexuais, durante a semana de pausa da pílula e durante todo o tempo que esteve sem tomar a pílula. Caso tenha tido relações sexuais sem utilizar outro método contraceptivo poderá existir o risco de ocorrer uma gravidez. Se iniciou a pílula no dia 21 de Fevereiro só estará protegida pela sua pílula sete dias após o início da nova embalagem, assim deverá utilizar o preservativo até dia 27 de Fevereiro, inclusive, caso venha a ter relações sexuais. A eficácia contraceptiva da pílula só estará resposta a partir de dia 28 de Fevereiro, se for tomada correctamente.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De A. a 25 de Fevereiro de 2009 às 14:05
Obrigada pelo esclarecimento. Depois da toma de sete comprimidos, a eficácia volta a ser a mesma, de quando se toma tudo correctamente sem pequenos "contratempos"?
Cumprimentos,
A.


De APF a 26 de Fevereiro de 2009 às 19:10
Boa tarde
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas indicações e não surgir qualquer “contratempo”, estará protegida relativamente a uma gravidez.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De Ines a 28 de Fevereiro de 2009 às 23:18
Boa noite

Terminei a 2ª semana de toma da pilula e esqueci-me de tomar o comprimido de ontem e entao tomei hoje o de de ontem e o de hoje.
A questão que coloco, e se há algum risco de engravidar com o acontecimento da situação acima descrita?
Obrigado pela disponibilidade


De APF a 2 de Março de 2009 às 09:08
Cara Inês
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Como não refere o nome da pílula contraceptiva que se encontra a tomar, não podemos dar uma resposta com precisão tal como gostaríamos. Assim, aconselhamo-la a ler atentamente o folheto informativo da sua pílula e seguir as indicações apresentadas.
No entanto, vamos supor que toma uma pílula monofásica (comprimidos de cor única) e que faz uma pausa de 7 dias.
Nesta situação, se teve um esquecimento na última semana de toma da pílula (3ª semana- 15º ao 21º comprimido), a eficácia contraceptiva é posta em causa. Para agir correctamente tem 2 alternativas:

1) Continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta e caso tenha relações sexuais deverá utilizar o preservativo em simultâneo, a eficácia da pílula só ficará reposta no 8º comprimido da nova embalagem de pílula, assim tem que se proteger adicionalmente até ao final desta embalagem, no período de pausa e nos primeiros 7 comprimidos da nova embalagem;


OU

2) Continuar a tomar a sua embalagem até ao fim e no seguinte iniciar uma nova embalagem, ou seja, não fará semana de pausa. Imagine que hoje terminava a sua embalagem de pílula, amanhã iniciaria a nova embalagem, assim ficará protegida e não te que se preocupar com protecção adicional, caso tenha relações sexuais, desde que tome sempre correctamente a pílula.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De Tania a 26 de Março de 2011 às 22:24
boa noite eu estou a tomar uns comprimidos Antimicóticos para infeccao das unhas, queria saber que corta o efeito da pilula? boa noite


De Margarida a 24 de Agosto de 2011 às 21:38
Boa noite !
Estou com uma dúvida e gostava de esclarece-la, quando nos referimos ao \º dia da mestruação. quer dizer que temos de tomar a pilula ou podemos toma-la a qualquer altura ?
Aguardo a sua resposta !


De R. a 4 de Março de 2009 às 15:20
Suplementos alimentares como o Drenafast reduzem a eficácia da pílula?


De APF a 4 de Março de 2009 às 18:38
Boa tarde
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Relativamente à sua questão, informamos que, segundo o Simposium Terapêutico, o medicamento Drenafast interfere com a eficácia da pílula contraceptiva. No entanto deverá sempre que adquirir uma medicação perguntar se a mesma interfere com a eficácia da pílula.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De lipa a 29 de Abril de 2009 às 12:54
ola...gostava k me dissessem se o drenafast em comprimidos anula o efeito da pilula...obrigado..


De APF a 30 de Abril de 2009 às 07:51
Cara,
A equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Em princípio os suplementos alimentares, como o “Drenafast”, não interferem com a eficácia contraceptiva da pílula, mas aconselhamos que peça este esclarecimento no local onde adquiriu o referido suplemento.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De laurarodrigues a 15 de Março de 2009 às 15:17
Ontem deveria ter iniciado uma nova embalagem da pílula Minigeste, mas esqueci-me de compra-la e a iniciei a toma da pílula hoje, antes das 12h de esquecimento... Ontem tive relações sexuais, há algum


De APF a 17 de Março de 2009 às 10:18
Bom dia Laura
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se tomou a pílula contraceptiva dentro do limite de tempo (12 horas da toma habitual), as relações sexuais que teve não são consideradas de risco. No entanto, não se esqueça de continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta, isto é, hoje terá que tomar o comprimido à hora habitual.
Caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa



De Joana A. a 17 de Março de 2009 às 15:49
Boa tarde,

Gostaria de pedir a vossa ajuda para uma questão.Neste momento estou a tomar a Yasmin e ontem foi o último dia da toma(21º dia).O problema é que em vez de um comprimido tinha dois comprimidos na embalagem e não me lembro a que semana corresponde.
Estive a ver a bula e optei por tomar os dois comprimidos na hora a que normalmente tomo.
Como ontem foi o último dia de toma que faço?Sigo com os 7 dias de interrupção normal ou começo outra embalagem?
Contactei o meu ginecologista e ele considerou que não haveria problema em seguir com os 7 dias pois não tive qualquer relação sexual, mas estou na dúvida...


De APF a 17 de Março de 2009 às 18:10
Cara Joana
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Relativamente à situação que descreve, é mais complicado analisar quando não se sabe em que altura da toma da pílula contraceptiva aconteceu esse esquecimento. Uma vez que refere que não teve relações sexuais, não terá que se preocupar com uma eventual gravidez.
Assim, poderá optar por fazer a pausa normal de 7 dias e iniciar a nova embalagem ao 8º dia. No entanto, como protecção adicional (e como não sabe quando ocorreu o esquecimento), caso tenha relações sexuais no período de pausa e na 1ª semana (até à 7ª drageia inclusive) de toma da pílula deverá utilizar o preservativo.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De carla a 18 de Março de 2009 às 13:04
boa tarde...
tenho uma questao... comecei a tomar pela primeira vez a pilula (diane-35), e parei a primeira plaqueta no sabado a noite.. sempre tomei a horas certas mas ate o dia de hoje nao tive sangramentos, é normal? normalmente havia de sangrar ao segundo dia?
ajudem me, tou preocupada!!!


De APF a 19 de Março de 2009 às 17:33
Cara Carla
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Para que a pílula contraceptiva tenha o efeito desejado deve ser tomada de forma correcta. Assim, deve tomá-la todos os dias de preferência à mesma hora, nunca ultrapassando 12 horas sobre a hora normal de toma; deve ter cuidado com as situações de vómitos e/ou diarreias, nas 4 horas a seguir à toma de cada comprimido; e deve ter atenção aos medicamentos que toma, pois existem alguns que poderão interferir com a eficácia da pílula e vice-versa.
O aparecimento da hemorragia na semana de pausa deve-se ao facto de suspender a ingestão diária das hormonas da pílula, e o dia em que aparece não é igual para todos os organismos, pode aparecer entre o 2ºe o 5º dia de pausa. Muitas vezes, o que sucede também quando se inicia a pílula pela primeira vez é não ter qualquer hemorragia.
Se tomou a pílula correctamente e se se sente confortável não fique preocupada com esta situação, por vezes acontece. No dia que tiver de iniciar a nova embalagem da pílula, inicia.
Se quiser e para ficar mais calma pode conversar sobre esta situação com o/a seu/sua médico/a assistente.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De titas a 18 de Março de 2009 às 19:35
Boa tarde, gostaria de esclarecer uma duvida.

Há o periodo em que não se toma a pilúla durante 7 dias, nesses 7 dias posso ter relações sexuais sem preservativo?


De APF a 19 de Março de 2009 às 18:17
Boa tarde
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula contraceptiva é eficaz se for tomada de forma regular e correcta, assim deve agir do seguinte modo: tomar a pílula todos os dias à mesma hora; ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva ou vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez durante a toma da pílula assim como no período de pausa (7 dias sem tomar a pílula). Utilizar ou não o preservativo em simultâneo com a pílula contraceptiva é uma decisão que cabe ao casal.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De ines a 22 de Março de 2009 às 19:21
Boa Tarde...
Tomo a pilula Gynera ha ja 3 anos.
O meu ultimo comprimido será amanha,se durante a pausa dos 7 dias tiver relaçoes com o meu companheiro há algum risco de engravidar?

Obrigado


De APF a 23 de Março de 2009 às 09:12
Cara Inês
A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se toma a pílula de forma regular e correcta, ou seja, se a toma todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), tem cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula, está protegida relativamente a uma gravidez. Assim, e durante a pausa dos sete dias também se encontra protegida pela sua pílula contraceptiva.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa


De Cidália a 4 de Maio de 2011 às 16:46
Gostaria de saber se o suplemento alimentar fosfoglutina B6 interfere com a eficácia da pílula mercilon.

Obrigada desde já.


Comentar post

Dra. Fátima Palma
Ginecologista e Obstetra, Maternidade Dr. Alfredo da Costa

Posts recentes

Esquecimento na toma da P...

Relacionamento Sexual

Interacção Medicamentosa

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Métodos Contraceptivos

Anatomia/Fisiologia

Interacção medicamentosa

Interrupção da toma da pí...

Pílula contraceptiva e he...

Arquivos

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Março 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

blogs SAPO
Subscrever feeds