Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula e período fértil

25.01.09, APF

Bom dia…

Quando é que devo iniciar a toma da pílula diane 35. Esqueci-me de perguntar ao médico e já agora como é que se calcula o período fértil?

 

A pílula contraceptiva é um medicamento e como tal deverá existir sempre um aconselhamento médico, a fim de avaliar o historial clínico da mulher. A pílula deverá ser iniciada no 1º dia da menstruação, embora alguns profissionais de saúde refiram também o seu início num outro dia do ciclo menstrual. Nesta situação, se houver relações sexuais deverá ser utilizado o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir da 8ª toma é que está assegurada a eficácia da pílula.   

A sua pílula (Diane 35) é composta por 21 comprimidos que devem ser tomados consecutivamente, seguidos de 7 dias de pausa. Neste intervalo, ocorrerá a hemorragia de privação que é como se fosse uma “menstruação”. Após o período de pausa, recomeça-se uma nova embalagem ao 8º dia, mesmo que ainda haja alguma hemorragia.

A pílula mantém a sua eficácia contraceptiva durante toda a sua toma assim como no período de pausa, isto se for de forma regular e correctamente.

Quando se toma a pílula não existe um período fértil, pois a pílula inibe a ovulação, ou seja, a libertação mensal do óvulo. A pílula é um medicamento muito eficaz se for tomado correctamente, assim deve agir do seguinte modo: tomar a pílula todos os dias à mesma hora; ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva; e ter cuidado também com situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.