Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs esquecimentos e diarreia

12.11.09, APF

Muito boa tarde!
Este mês tem sido catastrófico!
Começando: dia 27 de Outubro foi o 1º dia de menstruação. Deveria ter começado a tomar a pílula anticoncepcional no sábado seguinte, dia 31 de Outubro, e geralmente faço-o à noite. Mas porque me esqueci de comprar e não saí de casa nesse fim-de-semana só tomei na segunda feira dia 2 de novembro de manhã as duas relativas a sábado e domingo. A partir daí tenho tomado sempre com a regularidade normal. Porém, na noite de segunda para terça feira, após o jantar fiz um qualquer tipo de reacção alérgica, tive diarreia e até fui mesmo parar ao hospital onde me foram administradas 2 injecções. Na terça feira tive relações com o meu namorado, sem qualquer tipo de protecção de barreira. Sabendo de todos este sucedidos, e ainda que ele não tivesse ejaculado dentro de mim, resolvi tomar a pílula de emergência.
O que eu queria saber é quanto tempo leva a ter efeito a pílula anticoncepcional, já que houve o atraso de duas, ainda que no início da toma; quanto tempo podem durar os efeitos secundários da pílula do dia seguinte, é que agora passada uma semana estou cheia de enjoos e diarreia. E aqui mais uma vez o pânico. Como sei que se deve esperar cerca de 7 dias para que a pílula volte novamente a fazer o efeito, lá os esperei, voltei a ter relações, e na mesma altura em que voltei, para desespero meu, a ter diarreia.... como é obvio não vou "matar" o meu corpo com mais uma pílua do dia seguinte...
NG
 

Cara N.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante o que descreve e mediante esquecimentos na 1ª semana de toma da pílula, a sua eficácia contraceptiva fica posta em causa. Assim deverá avaliar se nos 3 dias anteriores teve relações sexuais e posteriormente nos dias seguintes, isto porque a pílula somente retoma a sua eficácia contraceptiva a partir da 8ª toma sucessiva e correcta.
O facto de ter tido uma reacção alérgica e ter sido administrado 2 injecções (que podem ou não interferir com a eficácia da pílula), a relação sexual que teve foi de risco e optou correctamente pela toma da contracepção oral de emergência.
Em relação aos efeitos secundários da contracepção oral de emergência estes são diversos e dependem de cada metabolismo, não esquecendo o facto de ter estado doente e ter sido administrado medicação. Todos estes factores podem originar os sintomas que se encontra a ter. O importante é continuar a tomar a sua pílula de forma regular e correcta e não esquecer que mediante um esquecimento e/ou interacção medicamentosa a pílula só retoma a sua eficácia após 7 dias de toma consecutiva.
Se teve uma nova situação de diarreia que tenha ocorrido dentro das 4 horas após a ingestão da pílula, esta pode colocar em causa a sua eficácia. Deverá verificar se esta situação ocorreu na 2ª semana de toma (8º ao 14º comprimido), isto porque se a sua pílula é monofásica (drageias de cor única e 7 dias de pausa), esta situação não é considerada de risco uma vez que ainda tem mais de 7 pílulas consecutivas para tomar. Se, porventura, ocorreu na 3ª semana de toma, poderá optar por uma colagem de embalagens de pílulas.
Em caso de dúvidas poderá falar com o/a seu/sua médico/a assistente ou ginecologista sobre
esta situação.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

4 comentários

Comentar post