Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

HPV - Vias de Transmissão

28.05.09, APF

Boa tarde, tenho uma dúvida, existe alguma rotina em fazer uma pesquisa ao HPV, como se transmite e os cuidados que devo ter.

Obrigada e parabéns pelo Consultório.

Joana   

 

Cara Joana

Em primeiro lugar não há qualquer indicação para fazer a pesquisa do vírus do HPV por rotina, desde que a citologia esteja normal (como é o caso em questão) e não haja mais nenhuma sintomatologia não há indicação para tratamento.

O HPV é um vírus de transmissão sexual e como tal ao ser-se portadora pode-se transmitir o vírus aos parceiros sexuais, o que não significa que o parceiro sexual fique com a infecção, isto porque, as defesas de cada pessoa podem simplesmente eliminar o vírus. De qualquer forma existem outras doenças menos benévolas do que o HPV e será importante usar sempre o preservativo. No entanto, a fim de esclarecer todas as suas dúvidas aconselhamos que fale com o/a seu/sua médico/a.

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.  
Cumprimentos  
A equipa 

2 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    16.06.09

    Cara Rita
    A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    A sua questão sai do âmbito do aconselhamento via e-mail, isto porque é uma situação que deve ser acompanhada e partilhada com o/a seu/sua ginecologista e/ou com o/a seu/sua médico/a assistente.
    No entanto, aconselhámo-la a ler a informação da página do Consultório de Planeamento Familiar sobre o Vírus do Papiloma Humano (http://linhaplaneamentofamiliar.blogs.sapo.pt/11231.html#cutid1), onde irá obter informações bastante úteis para as suas dúvidas.
    Na consulta que tiver com a sua médica coloque todas as suas dúvidas e questões, isto porque cada caso é um caso e depende do historial clínico da mulher e respectiva idade.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa
  • Comentar:

    Mais

    Comentar via SAPO Blogs

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.