Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimentos na toma da pílula vs relações sexuais

16.11.09, APF

Boa tarde,
É o seguinte eu e a minha namorada estamos com algumas duvidas sobre a pílula e como reagir após alguns actos.
A minha namorada toma a Harmonet. Uma das nossas dúvidas é que ao fim de 22 dias de tomar a pílula ela tem ainda 2 a 3 dias sem estar menstruada e após esses 2/3 dias ela fica menstruada. Nesse período de 2/3 dias nós temos relações sexuais e a nossa dúvida é se precisamos de um meio contraceptivo ou se não há risco de engravidar.
A nossa outra duvida é que um dia da semana ela esqueceu-se de tomar a pílula e passaram mais de 12 horas quando se lembrou e não tomou essa pílula passando a tomar a seguinte. Neste caso ficou uma por tomar e temos feito relações sexuais e estamos com duvidas se ela corre risco de engravidar. Será que corre?
Fico muito grato por contar com a vossa ajuda e assim espero uma resposta urgente pois isso aconteceu na passada sexta feira.
Com os melhores cumprimentos
Atentamente,
 

Caro C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula Harmonet é composta por 21 comprimidos e 7 dias de pausa, retomando a nova embalagem ao 8º dia.
Se a toma da pílula for regular e correcta, isto é, a sua namorada deve tomar a pílula todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter em atenção toma de alguns medicamentos que possam diminuir a eficácia contraceptiva da pílula e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se a sua namorada agir em conformidade com estas normas, está protegida relativamente a uma gravidez durante o período de toma da pílula e respectiva pausa. 
Perante um esquecimento de um comprimido é importante verificar em que semana da toma da pílula ocorreu, a fim de verificar se é necessário utilizar simultaneamente protecção adicional, isto para evitar uma eventual gravidez. Como não refere em que semana da toma da pílula é que ocorreu o esquecimento, não nos é possível avaliar se as relações sexuais que tiveram foram ou não de risco.
Assim, podem ler no folheto informativo da pílula as indicações para essa situação, consultar um/a profissional de saúde ou voltar a contactar-nos referindo a semana de toma em que ocorreu o esquecimento.
Se o esquecimento ocorreu na 1ª semana (1º ao 7º comprimido) ou na 3ª semana (15º ao 21º comprimido), as relações sexuais que tiveram são consideradas de risco e há que ponderar a toma da contracepção oral de emergência. Também deverá ser realizado um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação de risco.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa