Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interrupção da toma da pílula vs efeitos secundários

21.11.09, APF

Boa tarde!
Há cerca de um ano comecei a tomar a pílula pela primeira vez. A minha médica achou que a melhor para mim era Gracial mas até hoje ainda não me consegui habituar a ela. Sinto-me cansada, apática, irritável, dores nas pernas, dores de cabeça, muito inchada, aumentei muito de peso, etc. Sempre que estava na pausa sentia-me lindamente cheia de energia, mais bem disposta, menos inchada então decidi deixar de tomar e já faz alguns dias que deixei e sinto-me como antes de ter começado a tomar. Gostaria de saber se há algum cuidado que se deve ter (para além do uso de outro contraceptivo claro), quanto tempo leva o nosso corpo a desintoxicar e se fiz uma boa opção.
Muito obrigada
cumprimentos
 

Cara V.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um medicamento e como tal também tem os seus efeitos secundários e nem todas as mulheres se adaptam à mesma marca de pílula contraceptiva. No seu caso, poderia ter falado com a médica que lhe prescreveu a pílula no sentido de fazer uma alteração de marca, isto para evitar todos os sintomas referidos. Não se justificava estar tanto tempo mal, podendo a situação ter sido logo solucionada.
A opção de interrupção da toma da pílula foi sua, no entanto deverá comunicar à sua médica que interrompeu a toma da pílula e os motivos que a levaram a tal, a fim de fazer uma avaliação médica.
O seu organismo não se encontra intoxicado, apenas não se adaptou à dosagem da pílula em causa.
Para finalizar relembramos que caso tenha relações sexuais deverá utilizar sempre um método contraceptivo, por exemplo o preservativo.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá  voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa