Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Situação de esquecimento da pílula

20.06.09, APF

Boa noite, tive dois esquecimentos consecutivos no 8º e 9º dia da toma da pílula. Não sei o que fazer, pois tive uma relação sexual no 7º dia. Existe algum risco?

C.  

 

Bom dia

Perante todas as situações que possam colocar em causa a eficácia da pílula deve sempre ler atentamente o folheto informativo e seguir as respectivas indicações e/ou apresentar a situação ao/à profissional de saúde que lhe prescreveu a pílula, para poder agir em conformidade.

Uma situação de esquecimento de duas drageias, na 2ª semana de toma da pílula, poderá colocar em risco a sua eficácia. Assim, deve continuar a tomar a pílula e anular essas duas drageias. Se existirem relações sexuais deverá utilizar o preservativo durante os 7 dias seguintes (7 drageias consecutivas). Somente a partir da 8ª drageia é que a eficácia da pílula está assegurada.

Como refere uma relação sexual no dia 7º dia de toma da pílula, e posteriormente dois esquecimentos poderá recorrer à toma da contracepção oral de emergência, uma vez que esta relação sexual poderá ser de risco. A contracepção oral de emergência é tanto mais eficaz quanto mais próxima for tomada da relação sexual.

Aconselhamos que fale com o/a seu/sua médico/a assistente sobre a situação.

Cumprimentos

A equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.