Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 1ª semana de toma da pílula

28.11.09, APF

Boa tarde
venho por este meio pedir que me esclareçam uma situação. Estou bastante aflita com a possibilidade de algo correr mal. Tomo já a pílula há bastante tempo começei com a Diane-35 mas há mais de meio ano mudei para a Miranova. Iniciei a toma de uma caixa na 3ªfeira, dia 24, mas na 5ª feira, ou seja, no 3ºdia esqueci-me de a tomar, tomando apenas na 6ª, o que já ultrapassava as 12 horas depois. O que me está a deixar transtornada e super preocupada é o facto de haver perigo caso tenhamos tido relações na semana anterior. Eu tive relações com o meu namorado no dia anterior ao esquecimento, 4ª feira à tarde. A relação anterior a essa foi na 4ª feira anterior, dia 18. Gostava de saber o quão grave isso é? Peço que me ajudem e me esclareçam o mais rapidamente possível? Existe uma grande probabilidade de estar grávida?
 

Cara C.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante uma situação de esquecimento da pílula na 1ª semana de toma a eficácia contraceptiva é posta em causa, assim as relações sexuais que tiveram nos 3 dias anteriores ao esquecimento ou nos 7 dias seguintes são de risco, caso não tenha utilizado em simultâneo o preservativo.
A relação sexual que teve é considerada de risco e pode dar origem a uma gravidez, nesta situação a mulher pode ponderar a toma da contracepção oral de emergência e falar com o/a médico/a que a acompanha ao nível ginecológico. Este medicamento é tanto mais eficaz quando tomado nas primeiras 24 horas, após a relação sexual de risco embora possa ser tomada até às 120 horas.
Existem vários factores a ter em conta como se desencadeou logo uma ovulação ou não, a quantidade e qualidade dos espermatozóides, logo não é possível dizer se a probabilidade é grande ou não, apenas podemos referir que é uma relação considerada de risco como pode ler no folheto informativo da sua pílula contraceptiva.
Conforme informação no folheto informativo do medicamento, a mulher deve realizar um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da relação sexual de risco.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

1 comentário

Comentar post