Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Gravidez vs doenças congénitas

29.11.09, APF

Boa tarde: 
Ontem à noite estava a ver um programa televisivo com um compuatdor portátil à minha frente e não resisti à tentação de pesquisar algo que agora me está  a atormentar... 
Estou a pensar engravidar em breve e ontem tentei marcar uma consulta de planeamento familiar no meu centro de saúde e pela terceira vez consecutiva me respondem: "Venha cá no final do próximo mês, e agendamos para o seguinte". Fiquei muito revoltada.  
À noite na televisão vi um rapaz num programa de dança que apresentava a mesma característica que o meu namorado (e que confesso, sempre achei muito atraente): os dedos mindinhos são tortos na falanginha... Como tinha o computador próximo comentei com uma amiga que ia ver quais eram as razões dessa deformação congénita (uma vez que o pai do meu namorado apresenta exactamente a mesma característica). Ambos são caucasianos de 1 metro e 80, com membros de dimensões normalíssimas (até um pouco grandes) e ficaram os dois grisalhos a partir dos 25 anos. Neste momento o meu namorado tem 31 anos e eu tenho 26. Qual o meu espanto quando me deparo ininterruptamente com o tópico da Síndrome de Down associada a esta característica da Hipoplasia da falange do 5.º dedo. Como deve calcular fiquei extremamente preocupada... Gostaria que me esclarecesse se este aspecto pode ser indicador de uma alteração cromossomática e se pode influenciar os nossos fetos? Acha que devo ter isso em consideração quando engravidar? Se essa característica surgir numa ecografia que tipo de procedimentos serão efectuados pelo obstetra?  
Muito obrigada desde já pela resposta,  
 

Cara M.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Para poder ficar esclarecida, menos preocupada e angustiada, aconselhamos que realize em conjunto com o seu namorado a consulta de preparação da gravidez - consulta pré-concepcional. Esta consulta serve para realizar o historial de vida e clínico do homem e da mulher, tentando perceber o estado geral de saúde de um e de outro, se existem doenças específicas na família, se já existiram ou não gravidezes anteriores, para além de algumas análises clínicas e exames e a prescrição de medicamentos necessários ao desenvolvimento saudável da gravidez. Será neste espaço que deverá colocar todas as suas questões e dúvidas, pois assim poderão ser encaminhados para a realização de exames, testes e análises clínicas específicas.
Podem realizar esta consulta no centro de saúde da área de residência, nas consultas de planeamento familiar (tal como refere) e/ou em consulta de ginecologia/obstetrícia.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa