Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Contracepção oral de emergência

02.12.09, APF

Muito obrigada.
Já ~que não me responderam directamente sobre a hipótese de uma gravidez dentro deste contexto, pergunto se se confirmar uma gravidez poderei continuar a tomar a pílula?
Grata mais uma vez
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece novamente o seu contacto.
Conforme lhe referimos na resposta anterior a contracepção oral de emergência é tanto mais eficaz quando tomada próxima da relação sexual de risco, mas não é 100%. Assim e de acordo com as indicações do seu folheto informativo do medicamento deverá fazer um teste de gravidez 3 semanas após esta situação.
Deve continuar a tomar a sua pílula contraceptiva de forma regular e correcta e se tiver relações sexuais deve utilizar em simultâneo o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas. Esta toma da pílula não interfere com o resultado do teste de gravidez nem com uma eventual gravidez. Existem vários factores a ter em conta, tais como se a mulher desencadeia logo uma ovulação ou não, a qualidade e quantidade de espermatozóides assim como a eficácia da contracepção oral de emergência, daí não ser possível darmos uma resposta precisa. Perante esta sua situação agiu correctamente. Tal como já foi mencionado quando tiver oportunidade fale com o/a médico/a que a acompanha ao nível ginecológico sobre esta situação.  
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa