Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pausa da pílula vs relações sexuais

27.06.09, APF

Boa Tarde... Tomo a pílula Mercilon há 3 meses. Irei tomar amanhã o 21º comprimido, gostaria de saber se durante a pausa dos 7 dias tiver relações sexuais com o meu namorado existe algum risco de engravidar? Obrigado

 

Cara,

Se toma a pílula de forma regular e correctamente, ou seja, se a toma todos os dias à mesma hora (não ultrapassa a margem de 12h da hora habitual), tem cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula, está protegida relativamente a uma gravidez. Assim como, durante a pausa dos sete dias também se encontra protegida pela sua pílula.

Cumprimentos

A equipa

 

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    01.07.09

    Cara Beatriz
    A equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    Se iniciou a sua pílula contraceptiva no primeiro dia da menstruação, se a tomou de forma regular e continua ficou logo protegida de uma gravidez a partir desse momento, não sendo necessária a utilização de um método contraceptivo adicional (preservativo), conforme refere o folheto informativo. A informação da sua médica encontra-se desactualizada, seria necessário essa protecção adicional se iniciasse num outro dia e ai sim, teria que utilizar o preservativo nas primeiras 7 drageias, somente a partir da 8ª drageia é que a pílula começaria a fazer efeito.
    A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa
  • Sem imagem de perfil

    Beatriz Louro

    12.11.10

    O mesmo se aplica à pilula miranova? Ontem iniciei pela primeira vez a toma desta. Ontem foi o 1º dia de menstruação e tomei como planeado. Quando poderei ter relações sexuais sem a utilização de outro método contraceptivo, excepto a pilula?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.