Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pausa da pílula vs relações sexuais

27.06.09, APF

Boa Tarde... Tomo a pílula Mercilon há 3 meses. Irei tomar amanhã o 21º comprimido, gostaria de saber se durante a pausa dos 7 dias tiver relações sexuais com o meu namorado existe algum risco de engravidar? Obrigado

 

Cara,

Se toma a pílula de forma regular e correctamente, ou seja, se a toma todos os dias à mesma hora (não ultrapassa a margem de 12h da hora habitual), tem cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; e também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula, está protegida relativamente a uma gravidez. Assim como, durante a pausa dos sete dias também se encontra protegida pela sua pílula.

Cumprimentos

A equipa

 

 

3 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    19.08.09

    Cara Ana
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez mesmo durante a semana de pausa. Relativamente à forma como está a tomar a sua pílula, está correcta, se termina a embalagem a uma 5ª feira, faz sete dias de intervalo e, inicia na 6ª feira seguinte, ou seja ao 8º dia.
    A pílula é um método contraceptivo oral. É um comprimido que contém hormonas sintéticas semelhantes às produzidas pelos ovários das mulheres: progesterona e estrogéneo. O papel das hormonas que constituem a pílula é o de suspender a produção hormonal habitual, impedindo a ovulação, ou seja, a libertação mensal do óvulo e consequentemente um período fértil. Todas as marcas de pílulas têm esta forma de actuação no organismo, sendo o seu objectivo evitar uma gravidez. O que varia de marca para marca é a sua dosagem e seus componentes. Muitas vezes são erradamente classificadas de mais fracas ou mais fortes, mas o que realmente acontece é que apesar de terem dosagens inferiores ou superiores, ou compostos diferentes, o modo como actuam e a eficácia é igual, quando é tomada correctamente. Por exemplo a sua pílula, Minigeste, é uma pílula de baixa dosagem, é constituída pelas hormonas etinilestradiol (0,02 mg) e gestodeno (0,075 mg). As pílulas de baixa dosagem, devido ao seu reduzido teor de estrogénios, reduzem a incidência de efeitos colaterais de natureza estrogénica, ou seja, os efeitos secundários (tensão mamária, náuseas, cefaleias, irritabilidade, peso).
    Relativamente à informação que nos fornece no seu e-mail e verificando a interacção entre a pílula “Minigeste” e os medicamentos “Buscopan” e “Benuron”, o Simpósio Terapêutico confirma-nos que não existe qualquer tipo de interacção entre a toma destes medicamentos e a eficácia da pílula. Pode portanto ficar tranquila, uma vez que continuará assegurada a eficácia contraceptiva do método que utiliza.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa

  • Sem imagem de perfil

    anonimo

    25.03.13

    Boa tarde. Comecei a tomar a pílula Gynera pela primeira vez e após os 21 dias de toma iniciei os 7 dias de repouso. Durante o 3º dia de repouso comecei a ter dores de barriga intensas, ao que se seguiu diarreia, dores de cabeça e febre. Posto isto tomei Buscopan, benuron e brufen. A hemorragia de privação veio-me hoje (4º) dia de repouso da pílula. A minha pergunta é: estes medicamentos interferiram com a eficácia da pílula? ou estou protegida de gravidez na mesma?
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.