Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Relação sexual desprotegida

13.07.09, APF

Olá! Gostaria de fazer uma pergunta… Eu tive relações com o meu namorado no último dia do período, e ele ejaculou um pouco na minha vagina, quando retirou o pénis.  Não utilizámos protecção. Corro risco de engravidar? Obrigado

Cristina 

Olá Cristina

Relativamente à  sua questão, pode ocorrer uma gravidez, sempre que exista a possibilidade de entrarem espermatozóides dentro da vagina. Por exemplo, quando existe penetração com a ejaculação de esperma; ou também, na presença dos fluidos pré-ejaculatórios libertados pelo homem na fase de excitação (fluidos estes que, podem já conter espermatozóides, embora em quantidades mínimas), e mesmo numa relação em que não existe penetração, mas em que se dá a libertação destes fluidos perto da vagina, é igualmente necessário ter cuidado, pois se escorrerem para dentro da vagina existe a probabilidade de resultar numa gravidez.

Para que estas situações não ocorram e o casal possa viver a sua sexualidade de forma segura, deve optar pela utilização de um método contraceptivo. Assim, pode realizar uma consulta de planeamento familiar no seu centro de saúde e aconselhar-se sobre todos os métodos contraceptivos disponíveis.

Perante esta situação seria aconselhável que falasse com um/a profissional de saúde, a fim da situação ser avaliada e se necessário pudesse optar pela toma da contracepção oral de emergência, caso ainda esteja no limite de tempo (120h), embora a sua eficácia seja maior quando tomada o mais próximo da relação sexual.

Para que o resultado de um teste de gravidez seja fiável, este deve ser realizado 3 semanas após a relação sexual que considera de risco.

Caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos. 
Cumprimentos 
A equipa 

22 comentários

Comentar post