Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 1ª semana de toma da pílula contraceptiva

13.12.09, APF

Boa Tarde
Esqueci de tomar a pílula no horário correto, como tinha que tomar a noite tomei só no outro dia, portanto houve um atraso de aproximadamente 13 horas, era a sétima pilula da cartela, corro algum risco? Tive relação sexual na noite do esquecimento.
Obrigada.
 

Cara B.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Numa situação de um esquecimento na 1ª semana de toma da pílula (1º ao 7º comprimido) a sua eficácia contraceptiva diminui, assim se existirem relações sexuais durante as próximas 7 tomas deverá utilizar em simultâneo o preservativo. Somente a partir do 8º comprimido tomado consecutivamente e correctamente é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva.
Relativamente à relação sexual que teve essa comporta algum risco, como poderá ler no folheto informativo da sua pílula. Nestas situações é aconselhável falar com o/a seu/sua médico/a assistente sobre a situação e ponderar a toma da contracepção oral de emergência.
Se optar pela toma do medicamento, deve continuar a tomar a sua pílula contraceptiva como habitualmente e utilizar o preservativo nos próximos 7 dias, isto se tiver relações sexuais.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

2 comentários

Comentar post