Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Método do Calendário - Perído fértil

14.12.09, APF

Bom dia,
gostaria de saber se conto o sinalzinho marron como o 1º dia do ciclo ou só começo a contar do dia que efetivamente vier o sangramento? A contagem é para saber meu período feril.
 

Cara L.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Para a mulher poder calcular o seu período fértil deverá anotar durante 6 meses a 1 ano a duração dos seus ciclos menstruais (1º dia da menstruação de um mês até ao dia anterior da menstruação do mês seguinte), assim irá saber quantos dias tem os seus ciclos menstruais.
Se o inicio da sua menstruação começa sempre com apenas um spotting, será esse o seu 1º dia.
Uma vez feita esta contagem, a mulher fica com o registo de vários ciclos menstruais e para calcular o período fértil tem de subtrair ao ciclo mais curto (18 dias) e ao ciclo mais longo (11 dias).
Quando estes resultados estão calculados, o intervalo entre ambos (do menor para o maior) indica o espaço de tempo mais fértil do ciclo menstrual. É neste espaço de tempo que ocorre a ovulação, existindo uma maior probabilidade de acontecer uma gravidez, caso existam relações sexuais sem a utilização de um método contraceptivo.
Por exemplo:
Imaginemos que o ciclo mais curto da mulher é de 25 dias e o ciclo mais longo é de 31 dias. Então:
25-18 = 7
31-11= 20
Assim, o período fértil desta mulher vai encontra-se entre o 7º dia e o 20º dia do ciclo (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação).
Se pretende engravidar é importante que realize uma consulta para preparar a gravidez - consulta pré-concepcional. Esta consulta pode ser realizada na especialidade médica de ginecologia/obstetrícia e/ou nas consultas de planeamento familiar existentes nos centros de saúde.
Nesta consulta é realizado o historial clínico do casal, tentando perceber o seu estado geral de saúde, a existência de doenças específicas na família, gravidezes anteriores, para além da realização de algumas análises clínicas e exames. Durante a consulta, o/a técnico/a de saúde aconselha e prescreve também alguns medicamentos que a mulher deve tomar antes de engravidar, como é o caso do ácido fólico.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa