Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Gravidez

14.07.09, APF

Boa tarde!

Estou a planear engravidar, mas sou técnica de fisioterapia, e no dia a dia lido com ultra-sons, ondas curtas, microondas...
Gostaria de saber quais são os riscos que podem causar nos primeiros meses da gestação e o que devo realmente evitar para ter uma gravidez bem sucedida e ter um bebé com saúde!!!

Cumprimentos e parabéns pelo Consultório

Sónia L.

Cara Sónia

Quando um casal deseja ter um filho deve realizar uma consulta para preparar a gravidez - consulta pré-concepcional. Pode realizar esta consulta no centro de saúde da sua área de residência, nas consultas de planeamento familiar e/ou em consulta de ginecologia.

Nesta consulta é  realizado o historial clínico do homem e da mulher, tentando perceber o estado geral de saúde de um e de outro, se existem doenças específicas na família, se já existiram ou não gravidezes anteriores, para além de algumas análises clínicas e exames e a prescrição de medicamentos necessários ao desenvolvimento saudável da gravidez.

Em algumas situações é aconselhado à mulher evitar ter contacto com alguns instrumentos/materiais que emitam raios, não só é prejudicial para a mulher como para o bebé. Mas esta será uma questão que deve colocar ao/à médico/a que irá acompanhar a sua gravidez, uma vez que não existe consenso nesta questão.

Boa sorte e até uma próxima!

Cumprimentos

A equipa