Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs vómito

22.07.09, APF

Boa noite,
Na madrugada de domingo para segunda tive uma paragem digestiva, acabando por vomitar cerca de 4h30min após a toma do Minigeste (16º comprimido). Segundo o folheto do Minigeste, desde que os vómitos não ocorram até 3/4h após a toma, a eficácia da pílula não está comprometida. No entanto, não sei se por ser paragem digestiva posso também não ter assimilado os componentes do comprimido, pois durante o dia de hoje, terça-feira, notei pequenas perdas de sangue. Estará a eficácia da pílula comprometida?
Agradeço a atenção dispensada e dou os parabéns pelo Consultório que tem sido muito útil.
Alexandra 
 

 

Olá Alexandra

Perante a situação que descreve, a eficácia da pílula ficaria comprometida se os episódios de vómitos ocorrerem dentro das 4h após a toma da sua pílula. Como refere que essa situação ocorreu passado 4h30m após a ingestão da pílula, não precisa ficar preocupada, pois a eficácia do método continua assegurada.

Relativamente às perdas de sangue (designadas por spotting), podem acontecer devido a vários factores, tais como: situações de doença, toma de medicação, factores de stresse e ansiedade, alterações de hábitos alimentares, etc.

Caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A equipa

34 comentários

Comentar post