Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs efeitos secundários

27.12.09, APF

Bom dia!
Tomo a pílula harmonet á cerca de 2 meses, estou no fim da segunda placa, mas ultimamente tenho tido sintomas estranhos como dores de barriga e enjoos. Tomo a pílula de forma regular e no horário correcto apenas me atrasei num dia mas tomei no período de 12 horas. Com a preocupação e o medo de estar grávida não tomei os ultimo 3 comprimidos da segunda placa para que o período me viesse mais rapidamente. Será possível estar grávida ?
Espero ansiosa por uma  resposta, obrigada.
 

Cara S.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Quando se inicia a toma da pílula contraceptiva é provável nos primeiros 3 meses a mulher sentir algumas alterações no seu organismo, pois deve-se a uma adaptação à dosagem hormonal. Se ler atentamente o folheto informativo da sua pílula, as dores de barriga e os enjoos podem ser efeitos secundários, e neste sentido deveria ter consultado o/a médico/a que lhe prescreveu a pílula a fim de a situação ser avaliada.
Uma vez que interrompeu a toma da pílula, deixou de estar protegida em relação a uma eventual gravidez. Ter ou não ter a hemorragia de privação não é um indicador de uma gravidez, mas sim a toma regular e correcta da pílula.
Caso tenha relações sexuais, é importante que utilize sempre o preservativo e caso pretenda iniciar de novo a pílula deverá iniciar 3 dias mais cedo do que o habitual, isto para não fazer uma pausa superior a 7 dias e não colocar em causa a eficácia da pílula. Mas se possível, aconselhe-se com o/a seu/sua médico/a pois pode ser necessário alterar a marca da pílula.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.