Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs Período Fértil

31.12.09, APF

Após ir a uma consulta da ginecologista,esta aconselhou-me a tomar a Microgeste.Assim sendo, já a tomo há dois meses.
A minha dúvida é a seguinte:
No Domingo tomei a pilula à uma da manhã e era a ultima do ciclo.Na segunda, iniciei um outro novo ciclo e acabei por tomar a pílula por volta da uma e meia da manhã,por isso, gostaria de saber se a partir deste momento devo utilizar outro método contraceptivo além, da pílula?Ou se deve ter atenção durante o periodo fértil
Além disso, gostaria que me dissessem qual é a altura do período fértil?
Obrigado
 

Cara V.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e deseja-lhe um excelente ano de 2010.
Pelo que descreve realizou uma colagem de embalagens e a toma do comprimido, embora não tenha sido à hora habitual, foi dentro da margem das 12 horas. Isto é, a pílula pode ser tomada até 12 horas tendo sempre em consideração a hora habitual de toma, assim não é necessário utilizar protecção adicional se estiver a tomar a sua pílula de forma regular e correcta.
Quando se toma a pílula contraceptiva não existe período fértil, visto que a pílula inibe as ovulações.
Para que a pílula seja eficaz em relação a uma eventual gravidez, deve ter em conta algumas normas, tais como: o comprimido da pílula deve ser tomado todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter em atenção os medicamentos que possam diminuir a eficácia contraceptiva da pílula e vice-versa, e também com as situações de vómitos e/ou diarreia que possam ocorrer nas 4 horas a seguir à toma habitual de toma.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa