Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Sexo Anal

28.07.09, APF

Olá.   
Tenho dúvidas sobre a prática de sexo anal entre casais heterossexuais. Recentemente fiz isso pela primeira vez com meu noivo. Usamos além do preservativo, um gel lubrificante. Mas, notei horas depois um pequeno sangramento no ânus, quase imperceptível, que desapareceu no dia seguinte, e também uma pequena dor no local. Por isso fiquei preocupada, pensando se isso é perigoso para a saúde. Devo evitar essa prática sexual? Pode causar algum problema como hemorróidas? É uma prática sexual de risco?  
Obrigada pela compreensão.  

Susana  

 

Cara Susana

A prática do sexo anal é bastante comum entre os casais. Não tem que evitar esta prática, se é uma forma de ambos obterem prazer. O risco que existe é poder contrair infecções sexualmente transmissíveis, caso tenha relações sexuais desprotegidas, com parceiros ocasionais (mas não é o seu caso).

Algumas pessoas sentem dores durante a prática do sexo anal, podendo acontecer alguma fissura na pele, estas fissuras dão origem ao sangramento que observou. Assim, a penetração na zona anal deve ser feita com calma, paciência e carinho. Caso exista necessidade pode consultar o/a seu/sua médico/a assistente de forma a ser examinada e para que se determine a origem do sangramento.

Cumprimentos

A equipa

2 comentários

  • Imagem de perfil

    APF

    07.08.09

    Cara Maria
    A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
    A transmissão de infecções sexualmente transmissíveis tanto ocorre na prática de sexo coital, como também no sexo oral e sexo anal. Sendo o ânus um orifício com menos elasticidade do que a vagina e devido às suas funções fisiológicas ser mais propício à transmissão de infecções e/ou fazer pequenas fissuras, será aconselhável utilizar preservativos específicos para a prática de sexo anal e também um lubrificante à base de água para facilitar a penetração. Em caso de dúvidas aconselhe-se com o/a técnico/a farmacêutico ou nas consultas de Planeamento Familiar no seu Centro de Saúde.
    Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
    Cumprimentos
    A equipa

  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.