Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Toma incorrecta da pílula contraceptiva

06.01.10, APF

bom dia,
Gostava que me esclarecessem, se possivel, uma duvida que me anda a preocupar. É o seguinte, este mes optei por nao fazer a paragem habitual na toma da pilula (harmonet). Fiz uma colagem de embalagens. No entanto ao longo da toma das duas embalagens consecutivas, 2 ciclos, tomei em alguns dias mais do que uma pilula (por medo), totalizando 8 pilulas a mais. Ou seja, em 8 dias, em vez de tomar 1 comprimido, como o habitual, tomei 2. Usei para repor as pastilhas em falta no fim das embalagens, uma embalagem de reserva (3ªembalagem). Isto tem vindo a acontecer ao longo dos ultimos 6 meses, tomando em cada ciclo sempre em alguns dias uma pilula a mais, ou seja duas em vez de uma; e para repor as pilulas em falta uso uma embalagem de reserva para que assim tome 21 dias. No proximo ciclo vou tentar tranquilizar-me, porque sei que o meu medo nao é logico, tomar uma pilula por dia sempre, como alias é o correcto. A minha duvida é, se por ter tomado esta dosagem dupla de hormonas em alguns dias espalhados ao longo da toma das  embalagens dos ultimos seis meses consecutivos, o meu organismo possa se ter "habituado" a essa dosagem e nao reaja à toma, no proximo ciclo, de 1 comprimido diario e que o assuma como uma falha hormonal. Havera problema? Poderei estar descansada?
Muito obrigada pela atenção
 

Boa tarde
A Equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
Perante o que descreve não se encontra a tomar a pílula contraceptiva correctamente e se não confia neste método contraceptivo, porque não pensar em alterar? Fale com a/o sua/seu médico/a que lhe prescreveu a pílula e tentem encontrar um que se adapte ao seu organismo e que confie.
O facto de ter tomado mais do que um comprimido por dia, não altera a eficácia contraceptiva, o que pode provocar é um descontrolo ao nível hormonal e ter hemorragias durante a toma ou então não ter a hemorragia de privação ou não alterar nada (visivelmente).
Assim, se pretende continuar com a toma da pílula contraceptiva deverá tomar apenas um comprimido por dia durante 21 dias e fazer uma pausa de 7 dias, recomeçando a nova embalagem ao 8º dia.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá  voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa