Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pílula vs hemorragia

06.01.10, APF

bom dia.
à poucos dias enviei uma questão e responderam com grande brevidade, ao qual eu agradeço. mas tenho outra questão. eu fiz a colagem parcial(de apenas 2 comprimidos)depois da toma dos 21 comprimidos. Tomo Valette. volto a dizer que tomei tudo correcto e a horas, sem interação de medicamentos. depois de tomar esses dois comprimidos, parei e esperei a hemorragia. ela apareceu dois dias depois, mas em muito pouca quantidade. tive apenas dois dias. tive relações sem protecção no primeiro dia de pausa. não ha possibilidade de ter ocorrido ovulação por eu te deixado de tomar a pilula de colagem para proceder à pausa. correcto?? ou seja, no periodo da pausa não ha ovulação, logo, a minha relação não será de risco? eu e o meu manorado temos tido uma pequena infecção e tomei DIFLUCAN 150mg(fluconazol).já me responderam que não interfere na eficacia da pipula, mas poderá ser disso que tive tão pouco fluxo?. 
peço desculpa pela insistencia e agradeço desde já a vossa disponibilidade.
obrigada...
Anónimo
Resposta:
 

Cara A.
A Equipa do consultório de Planeamento Familiar agradece de novo o seu contacto.
O facto de ter tomado mais 2 comprimidos, não altera a eficácia contraceptiva da pílula, desde que a sua toma tenha sido regular e correcta. Com a toma da pílula, a mulher não tem ovulações, nem existe período fértil, desde que a toma seja correcta.   
Em relação à hemorragia de privação, embora exista uma regularidade no dia de surgimento e quantidade de fluxo, pode acontecer a mulher ter mais, ou menos ou nem tem. Isto porque existem alguns factores que podem influenciar, tais como: esquecimentos ou tomas irregulares da pílula, situações de ansiedade e stress, estados de doença e toma de medicamentos, alterações dos hábitos alimentares. Como pode verificar existe vários factores que podem ter influenciado a hemorragia, não nos é possível referir qual terá sido o motivo. Segundo o Simpósio Terapêutico, o medicamento Difulcan não interfere com a eficácia contraceptiva da sua pílula, pode portanto ficar tranquila.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá  voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa