Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Pausa na toma da pílula contraceptiva

07.01.10, APF

Nunca me esqueci de tomar a pílula, no entanto, desde à uns meses para cá, em vez de fazer pausa de 7 dias faço pausa de cerca de 5/ 4 dias (sempre depois do periodo aparecer) porque pretendo viajar no próximo mês e só assim conseguiria que o período viesse antes de ir viajar. Este mês já acabei a caixa e o período ainda não apareceu. Passaram 5 dias. Creio que seja normal devido ás alterações que fiz. No entanto estou um pouco apreensiva. Será que pode afectar a eficácia da pílula o facto de reduzir o tempo de pausa ou o atraso deve-se simplesmente ao facto de o ter descontrolado? 
 

Cara S.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto e deseja um bom ano de 2010.
Relativamente à  sua questão parece-nos que não está a tomar correctamente a sua pílula, porque refere que faz 4/5 dias de pausa, sempre depois da hemorragia aparecer. Se assim for, quantos dias faz na semana de pausa? Mais de 7dias?
Se está a fazer mais de 7 dias na semana de pausa e tem relações sexuais antes e depois desta semana, corre o risco de poder engravidar, uma vez que não se encontra protegida. Se conforme refere só faz 4/5 dias de pausa na totalidade então não existe qualquer problema, uma vez que se encontra protegida pela sua pílula. A ausência da hemorragia de privação pode ser explicada pela alteração na toma da pílula que descontrolou possivelmente o seu organismo.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá  voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa