Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 1ª semana de toma da pílula contraceptiva

11.01.10, APF

Boa noite, 
Iniciei uma nova embalagem de Valette na segunda-feira (4 Janeiro) e costumo tomá-la de manhã por volta das 8h00, excepto ao fim-de-semana. No Sábado tomei cerca das 10h00 mas no Domingo (10 Janeiro) só me lembrei de tomar às 22h20. Tive relações sexuais na quinta-feira (7 Janeiro) à noite.
- Há alguma possibilidade de engravidar?
- Terei de tomar a pílula do dia seguinte? Ainda vai fazer efeito?
- Se tomar esta pílula, continuo a tomar à mesma a embalagem de Valette? 
Muito obrigada. 
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Quando existe um esquecimento superior a 12 horas na toma da pílula, na primeira semana (do 1º ao 7º comprimido) a eficácia contraceptiva fica comprometida. Tal como refere deve ponderar a toma da contracepção oral de emergência (até 120 horas, a contar da hora da relação sexual) uma vez que teve relações sexuais. Relativamente à toma da sua pílula, deve continuar a tomar os restantes comprimidos da mesma forma e à hora habitual, e utilizar o preservativo durante 7 dias (7 dias de toma de pílula consecutivos). 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa