Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Período Fértil

12.07.09, APF

Boa noite, Chamo-me Carla, tenho 34 anos e tenho um filho com 3 anos. Quando tentei engravidar conseguimos logo no primeiro mês, agora estou a tentar engravidar novamente à 5 meses, mas ainda não consegui engravidar. Tenho um quisto num ovário, será que isso tem influência para conseguir engravidar? Tenho um ciclo que varia de 27 dias a 30 dias. Como posso saber se estou a ovular, se é no meio do ciclo ou mais no inicio, ou se é possível variar de mês para mês?

Obrigada

 

Cara Carla 

Para calcular a altura do mês em que poderá mais facilmente ocorrer uma gravidez (período fértil) deverá anotar as datas das menstruações num calendário, durante, mais ou menos de 6 meses a 1 ano, isto para saber quantos dias têm os seus ciclos menstruais.

Deste modo, e pela informação que fornece, sabemos que o ciclo mais curto, ou seja, o que tem menos dias, é de 27 dias, e o mais longo, ou seja, o que tem mais dias, é de 30 dias. A contagem faz-se desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte.

O cálculo faz-se da seguinte forma, ao ciclo mais curto retira-se 18 dias e, ao ciclo mais longo retira-se 11 dias, como demonstramos a seguir:  

Ciclo menstrual mais curto – 18 = X       então     27 – 18 = 9

Ciclo menstrual mais longo – 11 = Y      então     30 – 11= 19 

 

Assim, a altura do seu período fértil com ciclos menstruais de 27 e 30 dias, acontece entre o 9º e o 19º dia do ciclo menstrual (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação). A ovulação poderá acorrer neste período, mas é difícil prever se será no início, meio ou fim. Deverá confirmar se os seus ciclos são na realidade entre 27 e 30 dias.  

Relativamente ao facto de estar a demorar mais tempo a engravidar desta segunda vez, deve ter presente que o funcionamento do seu organismo depende de vários factores e de determinados acontecimentos que podem contribuir para que o seu período fértil ocorra num momento diferente do habitual, como por exemplo, estados emocionais, doença, etc. Cada gravidez é única, quer no tempo de concepção, quer no seu desenvolvimento.  

Aconselhamos antes de tentar engravidar, o casal realize uma consulta pré-concepcional, com o objectivo de garantir uma gravidez saudável. Nesta consulta é realizado o historial clínico do homem e da mulher, tentando perceber o estado geral de saúde de um e de outro, se existem doenças específicas na família, a existência de gravidezes anteriores, para além da prescrição de algumas análises clínicas, exames e, medicamentos. Neste espaço seria adequado referir ao/à médico/a assistente a existência do quisto no ovário e saber a opinião médica.

 

Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.  

Cumprimentos 
A equipa
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.