Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Gravidez

13.01.10, APF

Boa tarde.
Eu e o meu marido decidimos ter um bébé, o primeiro para os dois. Para isso deixei de tomar a pilula em Agosto de 2009. Desde essa altura, todos os meses a menstruação tem atraso 15 a 20 dias e inclusivamente, neste momento estou com um atraso de 24 dias. Todos os meses tenho a esperança de estar grávida com estes atrasos constantes. Tudo isto causa me ansiedade e depois alguma desilusão.
Gostaria de saber se isto é normal nesta fase ou se deveria consultar um médico. Note-se que em Julho estava tudo bem, segundo o meu ginecologista, e um sou uma pessoa bastante saudável e activa em termos de actividade fisica semanal ( instrutora de fitness e hidroginástica ).Obrigada
 

Cara G.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se pretende engravidar é importante que realize uma consulta para preparar a gravidez - consulta pré-concepcional. Esta consulta pode ser realizada na especialidade médica de ginecologia/obstetrícia e/ou nas consultas de planeamento familiar existentes nos centros de saúde.
Nesta consulta é realizado o historial clínico do casal, tentando perceber o seu estado geral de saúde, a existência de doenças específicas na família, gravidezes anteriores, para além da realização de algumas análises clínicas e exames. Durante a consulta, o/a técnico/a de saúde aconselha e prescreve também alguns medicamentos que a mulher deve tomar antes de engravidar, como é o caso do ácido fólico.
Também é importante dar conhecimento ao/à ginecologista da irregularidade dos seus ciclos menstruais assim como do seu estado de ansiedade e desilusão. Partilhe todos os seus sentimentos e coloque as suas dúvidas e/ou questões a fim de ter uma resposta com mais exactidão.
É um processo natural, em que pode levar algum tempo até a mulher engravidar. Assim, tente ficar mais tranquila e não tão centrada na gravidez.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa