Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Gravidez vs Grupo sanguíneo

03.08.09, APF

Bom dia, venho por este meio pedir a vossa ajuda na seguinte questão:
Sendo o meu marido do tipo de sangue AB+ (27 anos) e eu O- (23 anos), existe alguma incompatibilidade que não me permita engravidar? Já efectuei todos os exames médicos e está tudo normal. Já deixei de tomar a pílula desde Julho. 

 

Boa tarde
Um casal quando pretende ter um filho deve fazer uma consulta médica, a fim de se realizarem alguns exames e análises assim como é importante o/a técnico/a de saúde ter a história clínica de ambos. Uma gravidez deve ser sempre acompanhada desde o início.
Como qualquer mulher Rh -, é importante que seja acompanhada medicamente isto tanto numa gravidez a termo, parto, aborto espontâneo, IVG, gravidez ectópica.
Nestas situações, o/a técnico/a de saúde deve solicitar à mulher que faça análises de verificação de que não existem anticorpos e, nos tempos necessários, faça prevenção da isoimunização Rh (é como se chama a doença quando existem anticorpos contra o Rh-).
Não existe incompatibilidade para engravidar.
Nem sempre a mulher engravida logo que deseja. Existem alguns factores que podem contribuir para esta situação, como o stress, a ansiedade, a rotina de trabalho, os ciclos muito irregulares.
Fale com o/a seu/sua médico/a sobre esta situação, isto para ficar mais tranquila.
Caso seja necessário mais esclarecimentos, poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos