Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Ciclo menstrual

05.08.09, APF

Exmos. Senhores,

Gostava que me esclarecessem como pode a menstruação pode alterar tanto o comportamento da mulher nas datas "criticas". Podem as hormonas mexer tanto com o nosso sistema nervoso e complicar "ainda mais" a nossas cabecinhas e ideias?

Pode a pílula piorar esse "mau funcionamento"?

Agradecida pelo esclarecimento,

Vanessa 

 

Olá Vanessa

O ciclo menstrual marca o ritmo biológico do organismo feminino. É natural que a chegada da menstruação nem sempre seja pacífica para algumas mulheres. Algumas referem que nos dias que antecedem a menstruação sentem desconforto e alterações no seu corpo ou no seu estado emocional (variação de humor ou mal-estar físico).

De facto, a alteração dos níveis hormonais do ciclo menstrual pode provocar um conjunto de sintomas físicos e psicológicos, conhecidos como síndrome pré-menstrual.

Entre eles destacam-se as dores de cabeça, a tensão mamária, os ataques súbitos de choro ou de ansiedade e o aumento de peso. Podem ocorrer, isolados ou associados, com maior ou menor intensidade e a “culpa” é das hormonas.

Embora seja uma reacção natural do corpo humano, o mal-estar desta altura do mês pode ser indício de que algo não está bem. Assim, se os sintomas forem exagerados e tenderem a agravar-se de mês para mês ou se interferirem na sua vida pessoal e profissional, deverá procurar aconselhamento médico para que possa ser feito o despiste das razões na origem do problema.

É importante falar com o/a seu/sua ginecologista ou médico/a de família se verificar que, pelo menos durante três ou quatro meses seguidos, o mal-estar persiste.

No entanto, existem pequenos cuidados que pode ter no dia-a-dia e que a irão ajudar a minimizar esta situação, tais como: praticar exercício físico ou uma técnica de relaxamento (yoga), ter uma alimentação equilibrada, tomar medicação para diminuir as dores (com aconselhamento médico), entre outros.

Relativamente à pílula contraceptiva, não é perceptível o que quer dizer com “piorar esse mau funcionamento”, isto porque este medicamento é algumas vezes prescrito para as mulheres que têm ciclos menstruais muito irregulares e dolorosos.

Caso necessite de mais esclarecimentos e/ou informações, agradecemos que volte a contactar-nos.

A equipa

1 comentário

Comentar post