Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Laqueação de Trompas

25.01.10, APF

Boa noite.
.....e acabei de ser mãe pela segunda vez há 8 dias.
Tive pré-eclampsia em ambas as gravidezes, o que fez com que nesta última o meu bebé tenha sido tirado com apenas 33 semanas.
Em ambas as vezes tanto a minha vida como a vida dos meus filhos esteve em risco, o que resultou em lesões cerebrais e uma surdez profunda bilateral neuro-senssorial de grau II na minha filha mais velha, portadora de um implante coclear há 4 anos e a prematuridade do meu filho mais novo, que permanece na encubadora.
Gostaria de saber se será viável fazer uma laqueação de trompas, pois não posso tomar a pílula,tenho menstruações demasiado dolorosas para considerar a colocação do DIU e além do enorme risco que seria engravidar uma terceira vez.
O que me aconselha?
Obrigado.
 

Cara T.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Relativamente à opção por um método contraceptivo é sempre aconselhável este assunto ser abordado com o/a ginecologista, isto porque este/a profissional de saúde conhece o seu historial de vida e clínico, e assim poderá avaliar qual o melhor método contraceptivo para si.
A Laqueação das Trompas de Falópio consiste na interrupção das trompas, através de um corte ou da colocação de um anel que bloqueia o trajecto dos espermatozóides, impedindo, a fecundação do óvulo. Esta poderia ter sido realizada aquando o parto, caso já tivesse abordado este assunto com o/a seu/sua médico/a.
Não infere no funcionamento normal do ciclo menstrual continuando a existir a descamação do endométrio (útero). Não afecta a qualidade das relações sexuais, isto é, não interfere com a reacção sexual.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa