Gravidez
Boa tarde,
Escrevo, porque estou com uma grande duvida,
No mês de Dezembro eu e o meu Marido decidimos que estava na altura de tentarmos ter o nosso 3º filho, no dia 15 de Dezembro tinha de coprar uma nova embalagem de Mercilon pois a cartela que iniciei não estava completa e decidi que já que ia parar parava já naquele dia, ou seja, 10 dias antes de acabar a cartela, o periodo vei-o logo a dia 18 de Dezembro. dai adiante tenho tido relações sempre sem protecção os chamados treinos, acontece que até hoje ainda não menstruei, já fiz um teste de farmácia com a 1º urina da manhã a semana passada salvo erro dia 22 e deu negativo.
Estou a tentar marcar consulta com a minha médica, mas infelizmente está com muitas marcações.
Gostaria de saber o que é que se pode estar a passar, não tenho qualquer sintoma, só a semana passada é que tinha muitas dores como se estivesse o periodo para vir e ás vezes sinto muito calor mas depois passa e não é nada que me incomode.
Aguardo a sua resposta com alguma ansiedade.
Atentamente.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Quando se interrompe a toma da pílula contraceptiva, existe uma readaptação do organismo ao seu ciclo natural, daí não prever com exactidão quando é que irá surgir a sua menstruação. Isto porque até à data tinha ciclos artificiais hormonais, com a respectiva hemorragia de privação. Assim, se antes de iniciar a toma da pílula contraceptiva tinha ciclos menstruais irregulares é natural que volte a ter.
Se pretende engravidar é importante que realize uma consulta para preparar a gravidez - consulta pré-concepcional. Esta consulta pode ser realizada na especialidade médica de ginecologia/obstetrícia e/ou nas consultas de planeamento familiar existentes nos centros de saúde.
Nesta consulta é realizado o historial clínico do casal, tentando perceber o seu estado geral de saúde, a existência de doenças específicas na família, gravidezes anteriores, para além da realização de algumas análises clínicas e exames. Durante a consulta, o/a técnico/a de saúde aconselha e prescreve também alguns medicamentos que a mulher deve tomar antes de engravidar, como é o caso do ácido fólico.
Para calcular a altura do mês em que poderá mais facilmente ocorrer uma gravidez (período fértil) deverá anotar as datas das menstruações num calendário, durante, mais ou menos 6 meses a 1 ano, isto para saber quantos dias têm os seus ciclos menstruais.
Deste modo, e pela informação que fornece, não é possível fazer o cálculo do seu período fértil, mas deixamos um exemplo para que fique mais elucidada.
Imaginemos que o seu ciclo mais curto, ou seja, o que tem menos dias, é de 30 dias, e o mais longo, ou seja, o que tem mais dias, é de 36 dias. A contagem faz-se desde o primeiro dia da menstruação até ao dia anterior da menstruação seguinte. O cálculo faz-se da seguinte forma, ao ciclo mais curto retira-se 18 dias e, ao ciclo mais longo retira-se 11 dias, como demonstramos a seguir:
Ciclo menstrual mais curto – 18 = X então 30 – 18 = 12
Ciclo menstrual mais longo – 11 = Y então 36 – 11= 25
Assim, a altura do seu período fértil com ciclos menstruais de 30 e 36 dias, acontece entre o 12º e o 25º dia do ciclo menstrual (contando sempre a partir do 1º dia da menstruação). A ovulação poderá acorrer neste período, mas é difícil prever se será no início, meio ou fim.
É um processo natural, em que pode levar algum tempo até a mulher engravidar. Assim, tente ficar mais tranquila e não tão centrada na gravidez.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa