Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

28.01.10, APF

Boa noite,
Gostaria de ser esclarecida quanto a uma pequena duvida já exposta inumeras vezes anteriormente. Tomo minigeste e na semana de pausa foi receitado clavamox DT. Este foi prescrito apenas por 4 dias (8 comprimidos).  A toma da nova embalagem da pílula inicia-se numa quinta feira, e o ultimo comprimido de clavamox é na sexta. Para assegurar que a pílula não tem a sua eficácia diminuida, devo aguarda na mesma os 7 dias após o ultimo comprimido do antibiótico? O facto de a pílula ter a sua eficácia diminuida durante a toma de antibiótico nao poderá conduzir a uma ovulação?
Grata pela atenção 
 

Cara F.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Segundo o Simposium Terapêutico o medicamento Clavamox interfere com a eficácia da pílula contraceptiva, como pode confirmar no folheto informativo desse medicamento. Para estar protegida relativamente a uma gravidez, deve proceder da seguinte forma: utilizar o preservativo durante toda a toma do antibiótico e, após a sua paragem, deve continuar a utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir do 7º comprimido tomado, a eficácia contraceptiva é reposta. Deve ter em conta se teve relações sexuais nos 3 dias anteriores ao início da toma do medicamento, pois essas relações podem contemplar algum risco.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.  
Cumprimentos
A Equipa
 

1 comentário

Comentar post