Interacção medicamentosa
Eu desde de dezembro que a minha menstruação tem vindo a diminuir, sendo que nestas duas ultimas menstruaçoes veio mais tarde e muito pouca. Fiz um tratamento para uma infecao urinaria, com urispas, bactrim forte e ácido ascórbico e durante esse tempo houve um preservativo furado. Tomo a pilula minigeste sempre a horas certas e sem esquecimentos.
Agora que estou menstruada, veio de novo atrasada, pois vinha de manha e agora passa a vir á tarde e também veio muito pouco, já que normalmente dura 4/5 dias e ja acabou (Vem de quarta a domingo) e vem com borroes, de cor acastanhada.
Sera que estou grávida??? Ou o que podera ser?
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez.
Os medicamentos que refere não interagem nem diminuem a eficácia contraceptiva da pílula. Relativamente ao facto de estar a observar menos hemorragia que o habitual, pode estar relacionado com o facto de estar a tomar medicação. São vários os factores que influenciam e/ou condicionam, de alguma forma, o aparecimento da hemorragia de privação, como por exemplo, toma de medicamentos, esquecimento de um comprimido da pílula, stress, ansiedade e nervosismo, doença, etc. Mas, se tomou a sua pílula correctamente não existe motivo para ficar preocupada. No entanto, se ficar mais descansada, pode realizar uma consulta com o/a seu/sua médico/a assistente e saber a sua opinião.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa