Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Esquecimento na 1ª semana de toma da pílula contraceptiva

30.01.10, APF

Boa tarde, gostava de saber se é possivel engravidar fora do periodo fértil. E tb gostava de saber se tomando a pilula há varios anos é possivel engravidar logo que haja um descuido, por exemplo devia ter recomeçado a pilula no 8º dia depois da semana de menstruação mas só recomecei no 9º e tive relações sem protecção no 10ºdia. Obrigada
 

Cara A.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Se toma a pílula contraceptiva, não existe período fértil uma vez que a acção da pílula é inibir a ovulação.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade, estará protegida relativamente a uma gravidez. Estas normas são para ter em conta mês a mês, independentemente do tempo de toma da pílula contraceptiva.
Se já leu atentamente o folheto contraceptivo da sua pílula verificou que um esquecimento na primeira semana de toma compromete a sua eficácia contraceptiva. Assim, deverá também verificar se nos 3 dias anteriores ao esquecimento teve relações sexuais, pois estas comportam risco. Após o esquecimento, caso tenha relações sexuais terá que utilizar em simultâneo o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula. Somente a partir do 8º comprimido correctamente tomado é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva.
Relativamente à relação sexual e em virtude da eficácia da pílula estar posta em causa, a relação é considerada de risco e pode engravidar. Assim, é aconselhável que consulte o/a seu/sua médico/a assistente e relate a situação e também poderá ponderar a toma da contracepção oral de emergência, caso ainda se encontre no prazo de toma – 120 horas após a relação sexual de risco.
Caso opte por esta toma, deve continuar a tomar a sua pílula contraceptiva como habitualmente e realizar um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da relação sexual de risco.
Esperamos ter ajudado no esclarecimento da sua questão, se outras existirem poderá  voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

1 comentário

Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.