Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa e eficácia da pílula

31.01.10, APF

Bom dia,
Tomo a pílula yasminelle à cerca de 3 anos. Á cerca de 2 semanas estive doente e tomei o ben u rom e brunfem comprimidos. Normalmente tomo a pilula entre as 20h00 e as 21h00(não tive até agora problemas por causa de não tomar a uma hora certa). Há 3 dias que me doêm as mamas e estou preocupada porque não sei se os medicamentos podem ter interferido na toma da pílula. Faltam-me 2 dias para terminar a toma da pílula e não me esqueci de tomar dia nenhum. O que eu quero perguntar é se estas dores podem ser derivado à pílula , ou se poderei estár grávida?
Tenho andado um pouco stressada e cançada, poder ser a origem das dores?
É relevante efectuar um teste de gravidez?
Caso seja possível estár grávida o que pode ter a pílula efectado no feto?
Aguardo vossa resposta.
OBRIGADA!
 

Cara D.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Os medicamentos que refere não interferem com a eficácia contraceptiva da pílula, não existindo assim motivos para estar preocupada.
A pílula é um método contraceptivo bastante eficaz, desde que seja tomada de forma regular e correcta, isto é, deve ser tomada todos os dias à mesma hora (não ultrapassar a margem de 12h da hora habitual), ter cuidado com a toma de medicamentos que possam diminuir a sua eficácia contraceptiva e vice-versa; também com as situações de vómitos e/ou diarreia nas 4 horas a seguir à toma habitual da pílula. Se agir em conformidade com estas normas está protegida em relação a uma eventual gravidez.
Relativamente aos sintomas que está a ter poderá ser um dos efeitos secundários da pílula que é provocar tensão mamária, como poderá ler no folheto que a acompanha.
O facto de andar cansada, stressada e ansiosa com esta situação também poderá desencadear no seu organismo alguns sintomas.
Se porventura estivesse grávida, a toma da pílula não iria prejudicar o desenvolvimento do embrião. No entanto, se a toma é correcta não existe motivos para pensar que está grávida.
Pelo que descreve não existe motivos para realizar um teste de gravidez à urina, mas se teve alguma relação sexual de risco, ai sim deverá fazer passado 3 semanas dessa relação. 
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa
 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.