Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Consultório de Planeamento Familiar

Este consultório tem como objectivo informar, ajudar e orientar os seus utilizadores na área da sexualidade e planeamento familiar.

Interacção medicamentosa

02.02.10, APF

Bom dia,
Tenho algumas dúvidas e gostaria que me ajudassem. Comecei a cartela de Yasmin no domingo e segunda feira comecei a tomar um antibiótico que diminui o efeito da pilula (segundo a bula). Tive relações sexuais com o meu marido na quarta e no sábado. Para piorar a situação, esqueci de tomar a pilula na segunda feira seguinte. Existe a possibilidade de estar grávida? Devo continuar a tomar o resto da cartela, sendo que ainda faltam 11 dias para terminar?
 

Cara I.
A Equipa do Consultório de Planeamento Familiar agradece o seu contacto.
Perante um esquecimento na 1ª semana de toma deverá analisar se nos 3 dias anteriores ocorreram relações sexuais e posteriormente, caso tenha relações sexuais, deverá utilizar o preservativo até perfazer 7 tomas consecutivas da pílula.
Relativamente ao medicamento, uma vez que não refere o respectivo nome, e partindo do princípio que interage com a eficácia da pílula, deverá analisar se nos 3 dias anteriores ao início do medicamento teve relações sexuais, pois estas podem comportar algum risco. Depois durante toda a toma do medicamento deverá utilizar o preservativo, caso tenha relações sexuais e após o seu término deverá continuar a utilizar até tomar 7 pílulas consecutivas. Somente a partir do 8º comprimido tomado correctamente é que a pílula retoma a sua eficácia contraceptiva.
Uma vez que teve relações sexuais no sábado, estas comportam algum risco e assim poderá consultar o/a seu/sua médico/a que a acompanha ao nível ginecológico e ponderar a toma da contracepção oral de emergência. Também deve continuar a tomar a sua pílula como habitualmente e realizar um teste de gravidez à urina passado 3 semanas da última relação sexual que se considere de risco.
Esperamos ter esclarecido a sua questão, caso necessite ou fique ainda com alguma dúvida não hesite em voltar a contactar-nos.
Cumprimentos
A Equipa